Homem do povo

De Pantanal a Avenida Brasil: a íntima relação de Lula com as novelas

Político tem histórico de admiração ao gênero popular brasileiro


Lula com chapéu; Jove posado em rio
Lula noveleiro? Político já citou várias tramas em discurso e chegou a visitar gravações na Globo - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 17/06/2022 às 21:22,
atualizado em 17/06/2022 às 21:22

Nesta sexta-feira (17), o público ficou surpreso com um vídeo em que Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à Presidência da República, citou a personagem de Maria Bruaca, interpretada por Isabel Teixeira em Pantanal, em um discurso em Alagoas. Nas redes sociais, muitas pessoas citaram o político afirmando que o ex-presidente é noveleiro.

O NaTelinha apurou e pode constatar que, de fato, Lula é um admirador do gênero. O ex-operário já citou novelas em seus discursos, fez questão de acompanhar desfechos de folhetins, além de já ter até visitado as gravações de uma trama. Relembre os momentos em que Lula demonstrou ser noveleiro!

Em 2003, em seu primeiro ano de governo, durante o lançamento do Programa de Combate à Violência contra a Mulher, o ex-presidente citou Marcos e Raquel, da novela Mulheres Apaixonadas (2003), para defender o fim da violência doméstica.

Para quem não se lembra, a personagem interpretada por Helena Ranaldi apanhava de raquete do marido, vivido por Dan Stulbach. "Mulheres do mundo, uni-vos contra os raqueteiros. Só que na vida real, não é uma raquete. A coisa é mais bruta, mais desumana", avisou Lula no evento.

Lula visita estúdios da Globo para acompanhar gravação de novela

De Pantanal a Avenida Brasil: a íntima relação de Lula com as novelas

Lula também visitou de surpresa os Estúdios Globo, em 2007, na época em que se chamava Projac, e acompanhou a gravação de algumas cenas da novela Duas Caras (2007). Betty Faria ficou chocada ao se deparar com o então presidente, acompanhado pela mulher na época, Marisa Letícia (1950-2017), e Dilma Roussef.

"Cheguei sábado para me maquiar, e comecei a ouvir: 'O Lula vem ai!'. Achei que era pegadinha, brincadeira de gravação no sabadão. Quando começamos a ensaiar, não é que entra no Estúdio A do Projac, o presidente Lula, sua esposa Sra. Marisa, a Ministra Dilma Roussef, levados por João Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho, e uma pequena comitiva mostrando os estúdios e a Cidade Cenográfica ao presidente?! Ele ficou paradinho assistindo Dalton (Vigh) e eu gravarmos e, quando terminou, veio me cumprimentar", escreveu Betty em seu blog.

Já em 2012, quando já estava fora do cargo de presidente da República, Lula se divertia com Avenida Brasil e os confrontos de Nina (Debora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves). Na ocasião, o mensalão petista estava sendo julgado e Lula, segundo uma assessora especial do político, preferia ver novela a notícias do processo: "Ele não vê o mensalão, está assistindo a Olimpíada e a novela da Carminha".

Lula se compara a personagem de Pantanal

De Pantanal a Avenida Brasil: a íntima relação de Lula com as novelas

A lembrança de Pantanal desta sexta-feira (17) não foi a primeira vez que o político citou a novela da Globo. O pré-candidato a presidente da república afirmou no início do mês que ele é como Jove (Jesuíta Barbosa), da novela de Bruno Luperi.

Durante discurso no ato com milhares de pessoas, Lula começou a falar a respeito de seu casamento e resolveu fazer um paralelo com a trama de Bruno Luperi. "Eu não sei se vocês assistem a novela Pantanal, mas minha relação com a Janja está igual da Juma e do Jove", brincou ao se referir à sua esposa.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado