Quarta Parede

Globo reincide em erro com beijo gay vetado em Além da Ilusão

Falta de uma consultoria especializada motivou sequência infeliz na novela; o mesmo tipo de descuido contribuiu para fracasso de Nos Tempos do Imperador


Cena de Além da Ilusão teve beijo gay vetado na Globo
Plínio (Nikolas Antunes) pediu Leopoldo (Michel Blois) em casamento, mas cena não teve beijo em Além da Ilusão - Foto: Reprodução/Globo

No capítulo de terça-feira (14) de Além da Ilusão, um beijo gay foi vetado com a justificativa de que “o horário não permite”. A cena causou revolta nas redes sociais, especialmente pelo fato de estarmos no Mês do Orgulho LGBTQIA+. Com uma sequência infeliz, a Globo reincidiu em um erro que causou o fracasso da novela antecessora no horário.

Em Além da Ilusão, Leopoldo (Michel Blois) aceitou o pedido de casamento de Plínio (Nikolas Antunes). O acerto entre os personagens deveria ser comemorado com um beijo, mas o momento da aproximação foi interrompido por Arminda (Caroline Dallarosa). Em seguida, ela diz a Inácio (Ricky Tavares) que “o horário não permite”.

O que poderia ter sido uma ligeira brincadeira da personagem acabou pegando mal nas redes sociais. Isso porque a novela assinada por Alessandra Poggi, com direção de Luiz Henrique Rios, exibe beijos entre casais heterossexuais todos os dias. A sequência foi corretamente considerada homofóbica pelos internautas, que chiaram após o capítulo.

Três novelas das 18h já exibiram beijos entre pessoas do mesmo sexo

Globo reincide em erro com beijo gay vetado em Além da Ilusão

Há um evidente retrocesso, já que a própria faixa das 18h já exibiu beijos entre dois homens em Orgulho e Paixão (2018) e entre duas mulheres em Órfãos da Terra (2019) e Nos Tempos do Imperador (2021). Esta última, aliás, fracassou em grande parte pelos discursos empregados na história, em completa dissonância com nossos tempos.

Além de o beijo entre Leopoldo e Plínio não ter ido ao ar, o comentário de Arminda só contribuiu para que a sequência deixasse no ar a impressão de que estamos regredindo. A fala, aliás, poderia ter sido facilmente eliminada na edição da novela caso a Globo tivesse uma consultoria especializada a fim de evitar que sequências como essa fossem ao ar.

Um erro semelhante foi cometido pela Globo em Nos Tempos do Imperador, cujas passagens consideradas racistas motivaram um “pente fino” nas cenas que iam ao ar. Houve cortes após uma cena entre Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) que aludia a um discurso de “racismo reverso” – ou seja, de negros contra brancos.

No ano passado, as críticas acenderam um debate sobre a necessidade de haver uma assessoria especializada em questões sociais e raciais nas produções. O crivo que passou a operar em Nos Tempos do Imperador deveria ser mantido em todas as novelas do canal, de forma a evitar cenas infelizes como a que foi ao ar em Além da Ilusão.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado