Em dois anos

Globoplay vai transformar história de Lampião e Maria Bonita em novela

Guerreiros do Sol tem previsão de estreia para 2024 e será exclusiva do streaming


Nelson Xavier e Tânia Alves como Lampião e Maria Bonita em minissérie da Globo
Nelson Xavier e Tânia Alves viveram Lampião e Maria Bonita em minissérie da Globo de 1982 - Foto: Divulgação/Acervo Globo

A história de Lampião e Maria Bonita vai virar novela no Globoplay. Com o título Guerreiros do Sol, a releitura da história real dos cangaceiros nordestinos tem previsão de estreia para 2024. A autoria é dos roteiristas George Moura e Sergio Goldenberg, os mesmos responsáveis por Amores Roubados (2014), O Rebu (2014), Onde Nascem os Fortes (2018), entre outros sucessos.

Guerreiros do Sol será a terceira aposta do Globoplay em novelas exclusivas, contando com a expertise de criação e produção dos Estúdios Globo. Além de Verdades Secretas 2, lançada no ano passado, a plataforma de streaming lança, ainda em 2022, Todas as Flores, de João Emanuel Carneiro, antes batizada como Olho por Olho.

“A ideia é que a gente lance uma novela por ano no Globoplay, contando com a expertise de criação e produção dos Estúdios Globo. As novelas são, indiscutivelmente, uma paixão nacional do nosso público, que encontra no streaming uma nova experiência de consumo”, adiantou Érick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos do Grupo Globo.

Lampião e Maria Bonita foram protagonistas de primeira minissérie da Globo

Globoplay vai transformar história de Lampião e Maria Bonita em novela

Em 1982, a Globo investiu pela primeira vez no gênero minissérie, com um formato próximo às novelas, mas com curta duração. A primeira aposta neste filão foi justamente Lampião e Maria Bonita exibida em 8 capítulos, entre abril e maio daquele ano. Os personagens centrais foram vividos por Nelson Xavier (1941-2017) e Tânia Alves.

A produção alcançou sucesso de público e crítica, recebendo prêmios no Brasil e no exterior, como a medalha de ouro do Festival de Filmes e Televisão de Nova York. As reprises foram recorrentes nos anos seguintes; a mais recente foi em 2015, como parte do especial Luz, Câmera, 50 Anos, no aniversário de fundação da Globo.

Lampião foi o nome assumido por Virgulino Ferreira da Silva (1898-1938), o maior nome do cangaço no Nordeste, que promovia ataques e roubos no início do século XX. O grupo protestava contra a precariedade e a injustiça social no Nordeste. Esposa do líder, Maria Bonita (1911-1938) foi a primeira mulher a adentrar o bando.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado