Exclusivo

Atores de Além da Ilusão celebram representatividade: "Casal preto é um evento raro na TV"

Larissa Nunes e Matheus Dias revelam um método especial, desenvolvido nos bastidores, para alimentar a química entre Bento e Letícia na novela da Globo


Matheus Dias e Larissa Nunes como Bento e Letícia na novela Além da Ilusão, em exibição na Globo
Sucesso do casal Bento e Letícia em Além da Ilusão também está ligado à representatividade, segundo atores - Foto: João Miguel Junior/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 19/05/2022 às 04:49,
atualizado em 19/05/2022 às 11:41

Larissa Nunes e Matheus Dias celebram a chance de dar vida a um casal intrarracial, Bento e Letícia, na novela Além da Ilusão, da Globo. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, os jovens atores – ela tem 26 anos; ele, 23 – avaliam a importância da representatividade, comentam o futuro da trama e também falam da amizade estabelecida entre os dois – que até desenvolveram um método especial, nos bastidores, para alimentar a química entre seus personagens.

“A representatividade é a manifestação dos nossos sonhos mais antigos”, define Larissa Nunes. “As pessoas sentem necessidade de ver Bento e Letícia porque um casal preto em cena é um evento raro na TV. São pouco representados. Estamos em um momento de reviravoltas e me sinto honrada de poder contribuir para uma mudança progressiva.”

A torcida do público pelo romance dos personagens tem um significado maior, na visão da atriz. “As pessoas querem muito que eles se reencontrem e fiquem felizes juntos. Além da torcida pela história, essa é também uma demanda, uma necessidade de ver com naturalidade um casal preto vivendo feliz e procurando a felicidade também.”

“Foram poucas as vezes que nós acompanhamos histórias de casais pretos em novelas, e dificilmente em papéis de destaque”, comenta Matheus Dias. “Hoje em dia, pega mal não estarmos em personagens que não tenham conteúdo ou história. A indústria tem se movimentado por essa mudança.”

“É legal ver que, mesmo a passos lentos, as narrativas estão mudando, que nós atores pretos temos mais voz e podemos cobrar isso também. O público quer se reconhecer na tela.”

Matheus Dias

Para o ator, Bento e Letícia se distanciam dos papéis destinados a atores negros. “São dois jovens sonhadores, honestos, apaixonados e que demonstram amor um pelo outro. Digo com muito orgulho que estamos interpretando um escritor e uma professora dos anos 1940. São essas histórias que a gente de fato quer contar.”

Dificuldades de Bento e Letícia em Além da Ilusão não se distanciam da realidade de hoje, diz Matheus Dias

Atores de Além da Ilusão celebram representatividade: \"Casal preto é um evento raro na TV\"

Para Matheus Dias, a história dos personagem também dialoga com os dias atuais. No início da trama, Bento é um escritor que enfrenta o racismo para seguir sua carreira. “Passamos por situações iguais até hoje. Não tem um dia em que a gente não ligue a TV e veja no jornal uma notícia sobre injúria racial, homofobia e outros assuntos.”

“Que bom que podemos falar sobre isso hoje, por mais que não devêssemos ter que ensinar a mais ninguém sobre isso. Hoje, as pessoas não se calam mais. Que essa força continue crescendo, porque não há mais espaço e tolerância para gente preconceituosa e racista”, defende o ator.

Segundo Larissa Nunes, Letícia terá uma virada na trama em breve, tornando-se uma mulher com mais autonomia. “No pós-guerra, ela decide correr atrás dos próprios sonhos e ideais. Na primeira parte da novela, estava muito dedicada ao amor pelo Bento, a pensar nele e pressentir coisas por ele”, avalia.

“A Letícia se torna uma personagem movida pelo desejo, pelo impulso, pela vontade de vencer na vida. Essa é uma fase de libertação, em que ela quer ser mais ouvida e poder tomar as próprias decisões.”

Larissa Nunes

Larissa Nunes também shippa Letícia com Lorenzo: “Por que não?”

Atores de Além da Ilusão celebram representatividade: \"Casal preto é um evento raro na TV\"

Antes de um final feliz, Bento e Letícia ainda passarão por muitas provações – e pode ser até que eles nem fiquem juntos. Isso se vencer a torcida por Lorenzo (Guilherme Prates), que nutre uma paixão platônica pela amiga desde a infância. Com a distância de Bento, o rapaz deve finalmente concretizar seu amor e viver um romance com a moça.

“A Letícia passa por um momento de trauma e muita dor. Ao mesmo tempo, existe a força de um amor que nasce da convivência. Ela vai ser amparada, cuidada e ouvida pelo Lorenzo, o que faz esse sentimento surgir de um novo lugar. Não é o amor idealizado, vem do dia a dia, daquilo que a realidade coloca para a gente”, define Larissa.

A atriz não descarta que o italianinho vença o páreo pelo coração da professora. “A Letícia merece ser feliz. E se a história a leva até o Lorenzo, por que não shippar esse casal? (risos) Muitos caminhos ainda vão surgir, e tudo pode acontecer.”

Longe do Brasil, Bento também ficará envolvido por Silvana (Thayla Luz). “Essa relação entre os dois vai garantir muitas surpresas. Ele tenta seguir uma nova vida, mas, ao mesmo tempo, não vai conseguir ser recíproco com o amor da Silvana. Depois do capítulo 100, vem uma surpresa por aí”, sinaliza Matheus, sem dar spoiler sobre o destino de seu personagem.

“Estou torcendo muito por esse reencontro [de Bento e Letícia] e para que os dois terminem juntos. A gente ainda não sabe… As vidas dos dois personagens seguem, e as histórias continuam acontecendo de forma separada.”

Matheus Dias

Atores estabeleceram método para alimentar química na novela

Atores de Além da Ilusão celebram representatividade: \"Casal preto é um evento raro na TV\"

Ainda que Bento e Letícia possam não ficar juntos no final da trama, um match de amizade já rolou na vida real: a química em cena é resultado da parceria entre os atores. Desde o início das gravações, eles trocam cartas, poesias e mensagens pelo celular como se fossem os personagens da novela. O método serve de inspiração antes das gravações mais importantes.

“Já tinha visto o trabalho da Larissa em Coisa Mais Linda [série da Netflix] e fiquei encantado. Criamos uma relação de amizade muito bonita desde a preparação de elenco. Meus amigos viraram amigos dela. Isso ajudou muito na criação do casal”, revela Matheus.

“O Matheus foi a primeira pessoa com quem interagi no Rio”, conta Larissa, que é de São Paulo, onde também mantém uma carreira como cantora e compositora. “Nossa conexão alimenta as camadas dos personagens. De fato, nos conectamos na vida real e isso contribuiu muito para o desenvolvimento e a química do casal.”

“Também é legal ver como nós, jovens atores, estamos nos encontrando nesses trabalhos. Fazemos parte de uma geração que quer crescer e mostrar outros destaques, outras histórias.”

Larissa Nunes

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. Confira!

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado