Ser místico

Pantanal: Qual o final do misterioso Velho do Rio

Personagem tem grandes mistérios e sempre aparece para proteger a floresta


Cena de Pantanal com o Velho do Rio
Como será o destino do Velho do Rio em Pantanal? - Foto: Reprodução/Globoplay

Na novela Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) apareceu ainda na primeira fase, como um ser místico que protege a floresta e já até salvou Maria Marruá (Juliana Paes) de morrer. Interpretado por Claudio Marzo (1943-2015) na primeira versão da trama, que se passou na Manchete em 1990, o personagem teve um final surpreendente e triste ao mesmo tempo, no reencontro com o filho, José Leôncio, que naquela produção também foi vivido por Marzo e atualmente está nas mãos de Marcos Palmeira.

Enquanto o Velho do Rio já assassinou um dos homens contratados para se livrar do marido de Maria e até mesmo cuidou de Juma (Alanis Guillen), virando amiga da família, a trama mostra que ele é, na verdade, Joventino, o pai de José Leôncio e que desapareceu há muitos anos depois de começar a perseguir os touros marruás, não deixando vestígio e sem nunca mais ser visto pelo filho.

Na trama original, o personagem também desaparecia e o público vinha entender que Joventino, na verdade, morreu de forma trágica no meio da floresta, mas acabou se transformando numa criatura mística, que ora aparece na figura de um idoso protetor e ora como uma cobra gigante que mata sem piedade quem tenta destruir a floresta. Poucas pessoas viam o Velho do Rio, entre elas a própria Juma e o neto, Jove, que nessa versão é interpretado por Jesuíta Barbosa.

Ainda nesta semana, o personagem voltará a aparecer como uma imensa sucuri para se livrar do homem que matou Maria Marruá e vingar a morte de sua amiga. Além disso, ele assumirá o compromisso de ser uma espécie de protetor de Juma ao mesmo tempo em que protegerá o neto, chegando no Pantanal e prestes a se apaixonar pela nova mulher-onça.

Qual o fim do Velho do Rio em Pantanal

imagem-texto

José Leôncio sempre deixou muito claro que sente falta do pai, mas todas as vezes em que tentou encontrá-lo, não conseguiu. E isso se repetirá por outras vezes até o final da trama, já que o Velho do Rio não se deixará ser visto, embora esteja sempre pronto para cuidar do filho e da felicidade da família que ele deixou para trás a fim de garantir a sobrevivência do Pantanal.

Na história original, o Velho do Rio teve mais um encontro emocionante com o filho, justamente quando o fazendeiro já estava à beira da morte. Diante disso, José Leôncio tem a chance de reencontrar Joventino antes de morrer, mas se surpreendeu com o pai, que explicou ter ficado velho até para a função de protetor do Pantanal e que o bioma precisa passar para mãos mais jovens, entregando os poderes ao filho.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado