Desumano

Além da Ilusão: Matias é vítima de maus tratos em sanatório

Leônidas se apavora com estado de ex-juiz e implora para tirá-lo de lá


Matias contido por enfermeiros em cena de Além de Ilusão
Matias sofre tortura em Além da Ilusão - Reprodução/TV Globo

Nos próximos capítulos de Além da Ilusão, Leônidas (Eriberto Leão) descobre que Matias (Antonio Calloni) está sendo torturado em clínica psiquiátrica e implora para que o deixem sair. Como o tecelão não faz parte da família, ele será avisado que sua única chance será convencer o novo diretor da instituição a passar por cima das ordens do médico.

Violeta (Malu Galli) toma essa atitude depois que o marido quase mata a irmã de Inácio (Ricky Tavares), que está aos cuidados de Heloísa (Paloma Duarte) na fazenda, afogada no rio.

O funcionário fará questão de acompanhar o doutor. Chegando lá, ele pede autorização para ficar mais uns dias na cidade, pois quer ter a certeza de que o sanatório trata bem os pacientes. Será a sorte de Matias.

Depois de ser levado à força para dentro do hospital, e sedado. O pai de Isadora desperta agitado e será submetido a um choque insulínico. Depois de ver como o patrão está, Leônidas indaga sobre o tratamento e descobre através do médico que ele foi submetido a um choque insulínico.

O profissional confessa que a técnica considerada agressiva já não é muito utilizada, mas alega que foi a única forma de conter o surto psicótico do paciente que, inclusive, o atacou. Assustado, o tecelão pede para tirá-lo de lá, mas será impedido e sua única chance é convencer o novo diretor que está a caminho. Saiba mais!

Em Além da Ilusão, Leônidas tenta tirar Matias da clínica psiquiátrica

Além da Ilusão: Matias é vítima de maus tratos em sanatório

No capítulo desta sexta-feira (25) de Além da Ilusão, Matias será vítima de tratamento de choque com insulina no hospital psiquiátrico. Em conversa com o médico responsável, Leônidas tentará convencê-lo a dar alta ao ex-juiz.

O cunhado de Heloísa é internado à força em um sanatório, no Rio de Janeiro, depois de colocar Clarinha dentro de um barril e jogá-la no rio. Na ocasião, ele confundiu a menina com a filha da costureira, que lhe foi tirada dos braços assim que nasceu.

Leônidas se oferece para acompanhar Violeta e o doutor até o sanatório. Chegando lá, ele avisa que ficará mais alguns dias, até ter a certeza de que Matias está sendo tratado direito.

"Quando melhorar, vou te levar numa viagem até a Bahia. O que acha de conhecermos a cidade alta de Salvador, hein? Com sorte, esbarramos em algum capitão de areia por lá. Pedro Bala, o Gato, o Professor", cita, referindo-se ao romance de Jorge Amado (1912-2001).

"O Sem Pernas, que é manco como eu", responderá, Matias. A conversa será interrompida pela chegada do médico. "Bom dia, doutor. Estava esperando o senhor para saber quando o meu amigo vai ter alta. Ele está bem mais calmo, já pode ir para casa, não pode?", quer saber o forasteiro.

O profissional acaba confessando que o ex-magistrado só melhorou depois de levar um choque insulínico, método criado por Manfred Sakel (1900-1957), que induz o paciente a ter convulsões e, até, entrar em estado de coma em caso de doses cavalares.

Ainda, de acordo com o médico, o procedimento era adotado em pacientes com surtos iguais aos de Matias, mas como é considerado agressivo e perigoso, acabou caindo em desuso.

"Convulsão? Choque insulínico? Era preciso?", questiona, Leônidas. "Ele estava bem agitado. Foi eu entrar aqui no quarto, e ele começou a gritar", tenta justificar o profissional.

"É medo, doutor. Tem horror a esses tratamentos. Olha, eu assino um papel e me responsabilizo. Me deixa levar meu amigo embora daqui", implorará o funcionário da fazenda.

"Não é da família. Não pode assinar nada. A única pessoa que pode liberar o Matias passando por cima da minha decisão é o novo diretor da clínica, mas ele só começa a trabalhar aqui na semana que vem. Chama-se Bartolomeu Lobato [Paulo Carvalho]. Já ouviu falar dele?", dispara o psiquiatra.

A cena está prevista para ir ao ar no capítulo desta sexta-feira (25).

 O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Além da Ilusão. Confira! 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado