Mãe de Juma

Juliana Paes considera "gratificante abrir mão da vaidade" para Pantanal

Atriz comenta como foi processo de caracterização da personagem que terá manchas de sol, cabelos brancos e rugas


Juliana Paes caracterizada de Maria Marruá com o rio ao fundo em Pantanal
Juliana Paes passou por um processo de caracterização para viver Maria Marruá em Pantanal - João Miguel Júnior/Globo

Juliana Paes está encantada com sua Maria Marruá no remake de Pantanal, que estreia dia 28 na Globo. Para viver a personagem, uma mulher simples e sofrida, mãe da protagonista Juma Marruá (Alanis Guillen), a atriz passou por um processo de caracterização de envelhecimento do seu rosto para dar realidade a um papel que vive debaixo do sol a vida toda.

"É gratificante abrir mão da vaidade, é um prazer abandonar um pouco essa mochila da vaidade e vejo beleza nisso, nos cabelos brancos... O processo diário é catártico", contou ela em uma nova coletiva virtual da novela, nesta terça-feira (15).

Juliana explica que a caracterização foi feita em etapas e que considera, tanto figurino como maquiagem, importantíssimos na formação da personagem.

"O personagem acontece mesmo depois que você coloca a roupa com o cabelo e maquiagem pronta, primeiro a gente faz um esboço do que pretende fazer. A gente começou a imaginar como seria o rosto de uma mulher que nunca se protegeu de sol, não teve acesso a filtro solar e muitas vezes nem chapéu. Tem melasma? Onde seria? As marcas de expressão, como fazer isso de forma natural que a gente não precise usar prótese? A caracterização não pode pesar e atrapalhar".

Para chegar ao resultado final que será visto no ar a partir do dia 28 de março, Juliana conta que ela e a equipe optaram por passar naturalidade no envelhecimento de Maria Marruá.

"A gente foi pensando nas linhas de expressão, na sobrancelha que você deixa crescer e não faz e era meu cabelo branco natural que ia dando a linha para os outros cabelos que iam se fazendo e aí aos poucos a gente foi desenhando essas linhas de expressão, manchas e não de uma mulher que não se cuida, mas uma mulher onde o tempo agiu, onde o sol agiu. A gente tentou trabalhar isso com muita sutileza", contou.

Maria Marruá é uma esposa dedicada e dócil, casada com Gil (Enrique Diaz). A família leva uma vida simples e sem conforto, e vive o drama e a dor de enterrar três filhos. Destruída com tamanha dor, ao engravidar de Juma (Alanis Guillen) e pari-la na beira do rio, tenta empurrá-la para as águas em uma canoa para evitar um novo sofrimento. A natureza, no entanto, dá um jeito de juntar mãe e filha.

Juliana Paes comenta susto ao avistar jacaré durante gravação de Pantanal

Juliana Paes considera \"gratificante abrir mão da vaidade\" para Pantanal

Boa parte do elenco de Pantanal tem histórias de bastidores e curiosidades das gravações de novelas na região, principalmente envolvendo os bichos de lá. Com Juliana Paes não foi diferente, ela estava boiando no rio para uma cena de Maria Marruá grávida de Juma, quando foi interrompida por produtores.

"Os meus ouvidos estavam submersos e eu só escutava os barulhos debaixo d'água. Fiquei um tempão boiando, eles trocando as posições das câmeras. De repente, comecei a ouvir barulho alto, era o pessoal da produção pedindo para eu sair. Quando olhei para um lado, era um jacaré vindo em minha direção! Ele viu aquela carcaça boiando e foi atrás. Tive que sair correndo com aquela barriga pendurada", relembra ela aos risos.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado