Estreia dia 28 na Globo

Onça, jacaré, ariranha... Elenco de Pantanal explica convivência com bichos e susto nos bastidores

Remake da novela de Benedito Ruy Barbosa estreia dia 28 na Globo; Bruna Linzmeyer, Renato Góes e Malu Rodrigues comentam relação com a natureza


José Leôncio ( Renato Góes ) e Madeleine ( Bruna Linzmeyer) em Pantanal
José Leôncio ( Renato Góes ) e Madeleine ( Bruna Linzmeyer) em Pantanal - João Miguel Junior/Globo
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 14/03/2022 às 13:26,
atualizado em 14/03/2022 às 13:30

Malu Rodrigues nadou com jacarés, Bruna Linzmeyer fugiu das ariranhas e Renato Góes correu para filmar uma onça nos bastidores de gravação da novela Pantanal, que estreia dia 28 de março na Globo. Durante a coletiva da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, com texto adaptado por Bruno Luperi, nesta segunda-feira (14), parte do elenco contou como foi a relação com os animais da região.

Durante um banho de rio, Malu Rodrigues levou um susto ao ver peixes pulando e notar que estava sendo rodeada por jacarés no último dia de gravações. "A gente está no habitat deles, o Renato [Goés] estava do lado de fora do rio, entrei no rio e fiquei deitada esperando. O Renato olhou para a minha cara, vi uns peixinhos pulando na água, não tinha reparado, estava vendo só os peixinhos", lembra ela, que garante ter se mantido tranquila apesar do susto. "É muito lindo, a gente foi com muito respeito, a gente que estava invadindo o espaço deles, a gente nadou com jacarés e outros bichos."

Já Bruna Linzmeyer que interpreta Madeleine, casada com José Leôncio (Renato Goés) na novela, preferia sair do rio toda vez que avistava algum animal nas águas.

"A parte dos jacarés é lindo demais porque eles não são um perigo pra gente, a gente não pode chegar muito perto deles, a gente de fato está no mesmo rio que eles. Não vi sucuri, a Malu viu, e também não vi onça. A ariranha é intensa, lembro que quando ela passava eu saía do rio, esperava na areia, depois eu entrava de volta."

Bruna diz que a sensação de se sentir enquanto um animal humano estrangeiro no meio dos outros animais é muito interessante: "Porque é uma inversão grande de uma lógica que a gente está acostumado hoje em dia, de viver na cidade ou mesmo de viver no interior. Essa inversão de lógica é uma sensação muito importante de se sentir".

Já Renato Góes, que interpreta José Leôncio na novela, se hospedou na fazenda de Almir Sater quando sua mulher, Thaila Ayala, foi visitá-lo nos bastidores da gravação, grávida de seis meses do primeiro filho do casal. A família foi surpreendida ao avistar uma onça durante um banho de rio.

"Comentei com o Almir, 'se a gente visse uma onça, qual seria a melhor reação?'. Ele falou que a gente tentaria ficar olhando para ela, mas andando para trás, tentar voltar para casa. Dois, três, minutos depois aparece uma onça, no mesmo rio que a gente está, só que mais distante."

O ator conta que estava esperando o momento de todos recuarem e voltarem para casa. "A gente ficou dentro do rio olhando, ela veio em nossa direção, eu saí peguei o celular, comecei a filmar e aquela experiência foi maravilhosa e no dia seguinte a gente voltou lá para ver as pegadas no lugar por onde ela tinha passado. Foi especial e vai ficar marcado para sempre na minha memória".

Autor de Pantanal comenta que região sofreu muitas transformações

Bruno Luperi, autor do remake de Pantanal, comenta que a região sofreu muitas transformações ao longo desses 30 anos desde que a primeira versão da novela foi exibida na rede Manchete, em 1990.

"Tem uma paisagem que não existe mais. O pantanal está gritando alto essa maneira que o bioma responde à ganância do homem. Nosso olhar para ele é para a natureza, tem que falar alto. O Pantanal é um lugar que a natureza fala, se você não respeitar você sai fora. A gente sai de lá um pouco melhor, transformado".

O diretor Rogério Gomes diz que apesar de todo o desgaste ao longo do ano, a região resiste. "O Pantanal é soberano, a natureza fala mais alto. Apesar de todo sofrimento, grito, ele continua se mantendo muito mais forte que o homem".

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado