Polêmico

Ex-autor de novelas da Globo critica Nos Tempos do Imperador: "Pedro II é teu herói?"

João Ximenes Braga chegou a apagar a publicação de suas redes sociais


João Ximenes Braga de camisa marrom com expressão séria em fundo escuro
Esta não é a primeira vez que João Ximenes Braga usa o Facebook para desabafar - João Cotta/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 04/02/2022 às 14:41,
atualizado em 04/02/2022 às 14:44

João Ximenes Braga deve estar comemorando o fato de Nos Tempos do Imperador chegar ao fim nesta sexta-feira (4). O coautor de Babilônia (2015) fez uma postagem em seu perfil no Facebook criticando a novela das seis. "Eu fiz uma novela. Já fiz coisas piores. Farei coisas piores. Mas, pelo amor de Deus, minha novela era histórica, não era monarquista, nem escravagista. Quem faz novela monarquista e escravagista que lute. Pedro II é teu herói? Me erra", escreveu, excluindo a publicação um tempo depois.

O folhetim histórico ao qual Braga se referiu, provavelmente, é Lado a Lado (2012), o qual ele escreveu com Claudia Lage. Após apagar a declaração da rede social, o jornalista fez um novo texto se explicando. "Publiquei algo ontem, hoje me arrependi, porque foi um gatilho tolo, que trouxe outros gatilhos, daí apaguei, dois minutos depois me arrependi de ter apagado", assumiu, no início do esclarecimento.

"Pra quem chegou a ler, só queria explicar do que se tratava: eu, como espectador, não tenho interesse em produtos do audiovisual brasileiro passados no tempo da escravidão (que todo dia, todo santo dia, duas a três vezes ao dia, temos provas de que não acabou) em que o protagonista é o monarca, e não o quilombola", disse, alfinetando Nos Tempos do Imperador, estrelada por Selton Mello, que dá vida a Dom Pedro II.

João Ximenes Braga ainda deixou um recado para os fãs desse tipo de produção. "Se quiser assistir, assista, se quiser gostar, goste, se quiser fazer, faça, só não me convide pra ser seu chapa. Estamos sentados em mesas diferentes do bar", avisou. 

A atual novela das seis é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, que também escreveram Novo Mundo (2017), focada na história de Dom Pedro I.

Ex-autor de novelas da Globo critica Nos Tempos do Imperador: \"Pedro II é teu herói?\"Ex-autor de novelas da Globo critica Nos Tempos do Imperador: \"Pedro II é teu herói?\"

Ex-autor de novelas acusou diretoria da Globo de racismo

Em outubro de 2021, João Ximenes Braga já havia feito um desabafo em seu perfil do Facebook. Na época, o ex-autor da Globo acusou a emissora de ter tentado intervir de forma racista em seus roteiros. "Faz dela a preta burra", teria dito um diretor do canal. "Não, isso não vou fazer", respondeu o escritor, segundo a publicação da rede social.

"Foi a única insubordinação que tive. Não aceitei fazer essa nojeira. Daí, veio: 'Ele te detesta porque você é politicamente correto'. O cara virou o todo poderoso de porra nenhuma. É sério, foram essas as palavras que ouvi: 'Faz dela a preta burra'. Isso era a orientação da diretoria da empresa.'Faz dela a preta burra'. Isso era uma ordem. Eu me recusei a cumprir. Aí minha carreira acabou", lamentou.

Ex-autor de novelas da Globo critica Nos Tempos do Imperador: \"Pedro II é teu herói?\"

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado