Exclusivo

Após Verdades Secretas 2, Globo prepara mais novelas exclusivas para o streaming

Produções devem ser mais curtas, entre 50 e 80 capítulos, com possibilidade de migrarem para a TV aberta após um ano


Rômulo Estrela, Camila Queiroz e Agatha Moreira em Verdades Secretas 2, novela do Globoplay
Rômulo Estrela, Camila Queiroz e Agatha Moreira encabeçam elenco de Verdades Secretas 2, primeira novela brasileira produzida para o streaming - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix, com Sandro Nascimento

Publicado em 25/10/2021 às 05:30,
atualizado em 25/10/2021 às 09:07

Verdades Secretas 2 não será a única novela produzida exclusivamente para o Globoplay. A Globo já avalia a produção de outros folhetins para o streaming no mesmo formato, com curta duração. Passado o “boom” do lançamento, a emissora também vai exibir essas tramas na TV aberta, até mesmo na faixa das 18h, 19h ou 21h.  Além disso, o Globoplay pretende ampliar parcerias com produtoras para comprar novelas brasileiras.

O NaTelinha apurou que Verdades Secretas 2 marca um novo processo na Globo de produções de novelas para o streaming. Como no mais recente lançamento, os folhetins produzidos exclusivamente para o Globoplay teriam entre 50 e 80 capítulos, quantidade considerada ideal para o consumo on demand, disponibilizados em levas de 10 em 10.

Sucesso de audiência em sua primeira semana, Verdades Secretas 2 também poderá ir ao ar na TV aberta. A expectativa é que as tramas produzidas para o Globoplay também tenham um espaço na grade de programação da Globo. O prazo para que isso aconteça deve ser de um ano, período em que a atração já alcançou seu público no streaming e ganharia um “relançamento” na televisão.

É o que já acontece com as séries exclusivas da plataforma. Neste ano, títulos como Ilha de Ferro e Shippados tiveram exibição na emissora nas faixas das 22h e 23h, respectivamente. Lançadas no streaming no ano passado, As Five e Desalma ganham espaço na Globo a partir desta semana: a primeira, após Verdades Secretas; a segunda, mais tarde, dentro do Corujão, compactada em 5 episódios.

Mais curta da faixa em décadas, Um Lugar ao Sol servirá para Globo avaliar tramas de menor duração

Após Verdades Secretas 2, Globo prepara mais novelas exclusivas para o streaming

A reportagem apurou que a próxima trama inédita das 21h, Um Lugar ao Sol vai ser mais curta, com cerca de 100 capítulos, não somente para se ajustar à grade do canal. Servirá também para que a emissora avalie como o público reage às histórias mais curtas. A novela escrita por Lícia Manzo, com direção artística de Maurício Farias, estreia em 8 de novembro e deve ficar no ar até março de 2022.

A longa duração atendia à logística que fez o sucesso das tramas globais desde os anos 1970. Até outrora, quanto maior fosse a audiência, mais tempo o título ficaria no ar. Foi o caso de O Clone (2001), atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo: a popularidade na exibição original fez com que a trama fosse esticada em 221 capítulos, permanecendo na TV de outubro de 2001 a junho de 2002.

Com a nova aposta do horário nobre - que tem Cauã Reymond como protagonista, nos papéis de gêmeos idênticos separados no nascimento -, a Globo vai avaliar qual o retorno financeiro de novelas com duração mais curta, bem como o apelo e o desenvolvimento de uma história com menos episódios. Um Lugar ao Sol será a menor na faixa desde O Fim do Mundo (1996), que tapou buraco com 35 capítulos enquanto O Rei do Gado (1996) não ficava pronta.

Globo também estuda comprar novelas prontas de produtoras brasileiras

Após Verdades Secretas 2, Globo prepara mais novelas exclusivas para o streaming

Outra novidade da produção de novelas na Globo é que a emissora já avalia parceria com produtoras. Assim, poderá, pela primeira vez, comprar novelas brasileiras prontas, com todos os capítulos escritos e gravados. O catálogo do Globoplay já conta com títulos de outras emissoras - mas todos internacionais, como a mexicana Marimar (1994), já exibida em várias ocasiões no SBT.

As coproduções já ocorrem de longa data e também seguem nos planos da emissora. Série original Globoplay, Rio Connection será uma produção da Globo com a Floresta e a Sony. A história é sobre criminosos europeus que estabeleceram no Brasil um ponto estratégico do tráfico de heroína para os Estados Unidos. A criação é de Mauro Lima, com Marina Ruy Barbosa como protagonista.

Sob Pressão, por exemplo, é uma coprodução com a Conspiração Filmes. Já Segunda Chamada, cuja segunda temporada estreou em setembro no Globoplay, é da Globo com a O2 Filmes. A novidade, agora, é que o grupo poderá adquirir produções prontas, incluindo novelas, sem necessariamente participar do processo criativo, para exibição no streaming e também na TV.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado