Exclusivo

Por que Globo abriu exceção e ainda está gravando Nos Tempos do Imperador

Trama continua em gravações mesmo após a estreia


Cena de Nos Tempos do Imperador com Pilar olhando
Novela Nos Tempos do Imperador segue em gravação - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 28/09/2021 às 05:39,
atualizado em 28/09/2021 às 11:56

Quando a Globo decidiu suspender as novelas inéditas, dias antes de estrear Nos Tempos do Imperador, em 2020, uma dúvida surgiu: com a pandemia da Covid-19, como seria a volta das produções de dramaturgia da emissora? Aos poucos, o canal foi formulando um protocolo sanitário e voltou a gravar, mas impôs algumas condições inegociáveis. Uma delas, ainda em vigor, é: novelas inéditas só entram no ar totalmente gravadas. Mas a regra acabou garantindo uma exceção, justamente o folhetim das 18h, que ainda segue com o elenco em estúdio. Mas por que, após criar determinações super rígidas, a Globo abriu mão a favor da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão?

O NaTelinha foi em busca da resposta, após a confirmação de que Nos Tempos do Imperador segue em gravações. A primeira resposta foi mais técnica, segundo um dos funcionários envolvido no projeto. Como a novela é de época, há dificuldade maior para gravar, já que os atores passam horas para montar o figurino, maquiagem e cabelo, o que impede um ritmo mais intenso de gravação.

Mas isso não respondeu à questão, já que foi a própria Globo quem decidiu estrear a novela sabendo que não havia encerrado as gravações. E oficialmente a cúpula de dramaturgia do canal sabia que não seria possível concluir os trabalhos no início de setembro, como vinha sendo falado, mas preferiu não tornar pública a decisão de exceção. Quando Nos Tempos do Imperador entrou no ar, a produção estava gravando por volta do capítulo 120, ou seja, se preparando para gravar a reta final.

A decisão foi tomada por Jose Luiz Villamarim, com apoio direto de Ricardo Waddington e se deu porque a Globo identificou que o público já estava desgastado e poderia provocar uma queda de audiência, caso fosse colocada outra reprise. Algumas produções chegaram a ser estudadas, como Lado a Lado (2012) e Orgulho e Paixão (2018), mas a identificação foi de que nenhuma delas seria capaz de segurar a audiência e o resultado poderia ser catastrófico - nas palavras de um diretor da Globo.

Nos Tempos do Imperador estreia 'quase' pronta

Por que Globo abriu exceção e ainda está gravando Nos Tempos do Imperador

Por isso, no lançamento de Nos Tempos do Imperador, a Globo fez um pequeno ajuste em suas palavras. "É uma obra quase pronta", chegou a dizer um dos diretores à época do lançamento. Quando o NaTelinha entrevistou a dupla de autores, eles foram enfáticos em tratá-la como novela fechada. "Já terminamos o roteiro há muito tempo", confirmou Alessandro Marson.

Acontece que as expectativas não se cumpriram por uma razão bastante óbvia. Quando o folhetim foi ao ar, acabou não correspondendo a audiência e, logo na primeira semana, a cúpula de dramaturgia identificou um problema: o ritmo da narrativa era mais lento que o telespectador gostaria. Por isso, os primeiros capítulos foram revisitados para ganhar uma edição mais ágil.

Como a novela não ganhou novos profissionais para trabalharem, ficou nas costas dos editores da própria novela a correção e, ao mesmo tempo, os novos capítulos gravados da reta final. Diante disso, o trabalho que já era lento, ficou ainda pior. O ritmo de pós-produção ficou incontornável e, segundo apurou a reportagem, houve semanas de apenas um capítulo ser finalizado, ou seja, gravado, editado, sonorizado e creditado.

Nos Tempos do Imperador, regravações

Por que Globo abriu exceção e ainda está gravando Nos Tempos do Imperador

Isso tirou o ritmo da edição, mas não o das gravações, que seguiam com a média de três a quatro capítulos por semana - menos que a média de uma novela comum, que costuma fechar seis por semana. Mas dentro do cronograma para conseguir terminar todo o trabalho entre o fim de agosto e início de setembro, mas houve outro problema inesperado.

Um dos capítulos foi ao ar com uma cena que acabou gerando inúmeras críticas, inclusive dentro da própria Globo, com a história do racismo reverso. Diante disso, a cúpula da Globo determinou que algumas cenas fossem regravadas para evitar novas críticas. Como houve regravações de capítulos no miolo da novela, a direção aproveitou para fazer ajustes no ritmo com novas gravações e o elenco, que já gravava as últimas semanas, voltou praticamente ao início da obra.

Mesmo assim, a expectativa da Globo é de que Nos Tempos do Imperador não siga nos estúdios por muito tempo. Existe a expectativa de mais alguns dias para terminar todas as cenas e liberar o local para um próximo trabalho. Mesmo assim, o elenco está de sobreaviso para possíveis correções.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado