Trunfos do SBT

Mexicanas do SBT viram pedra no sapato de novelas das 18h da Globo

Produções da Televisa continuam sendo, mesmo após quatro décadas, trunfos do canal de Silvio Santos


Protagonistas de Amores Verdadeiros, Nos Tempos do Imperador e Coração Indomável
Novelas mexicanas do SBT "seguram" novela das 18h como Nos Tempos do Imperador - Foto: Divulgação/Montagem NaTelinha

Exibindo novelas mexicanas há 39 anos no Brasil, o SBT prova que as produções da Televisa ainda podem continuar garantindo o interesse do público. E de quebra, atrapalhar a Globo de algum modo no início do famigerado prime-time, período que compreende entre 18h e 0h. Tudo porque tramas como a recente reprise de A Vida da Gente (2011-12) e a inédita Nos Tempos do Imperador conseguem feitos raros: ao longo de suas exibições, o sábado não é costumeiramente o dia de menor audiência da semana.

Sábado é historicamente conhecido por uma porcentagem no índice de televisores ligados menor. E, coincidência ou não, é quando o SBT opta por não exibir as suas novelas mexicanas, dando espaço aos seriados Lassie (1990) e As Aventuras de Rin-Tin-Tin (1954), que marcam 3 pontos, menos da metade do que registra habitualmente Coração Indomável às 17h30 e Amores Verdadeiros, na sequência. Ambos os folhetins da Televisa anotam uma média geral de 7,3 pontos até o presente momento e beliscam os dois dígitos de pico.

O fato do SBT não exibir suas novelas aos sábados faz com que Nos Tempos do Imperador tenha um "respiro" justamente nesse dia, assim como A Vida da Gente também teve. Dados levantados pelo NaTelinha apontam que das 23 semanas que a obra de Lícia Manzo esteve no ar, somente em três delas o capítulo de sábado teve uma audiência menor que em algum dia útil.

A sucessora de Nos Tempos do Imperador, que é inédita, vem pelo mesmo caminho. Das cinco semanas no ar, em somente uma um capítulo do sábado teve uma audiência pior que de segunda a sexta. Aconteceu logo na primeira. Na segunda, houve empate entre os capítulos de sexta e sábado, com 16,3 pontos, por exemplo.

E outras novelas da Globo?

Mexicanas do SBT viram pedra no sapato de novelas das 18h da Globo

Sem concorrência de novelas mexicanas na faixa das 19h30 e 21h30, Pega Pega e Império apresentam um resultado natural nesse recorte. A primeira leva oito semanas no ar e em cinco delas, o sábado surge como o capítulo de menor audiência.

O folhetim de Aguinaldo Silva, por sua vez, ocupa o horário há 22 semanas, e em 19 delas, viu qualquer dia útil ter uma audiência maior que no final de semana.

Nos Tempos do Imperador, ainda, demonstra queda em comparação ao mesmo período de exibição de A Vida da Gente. A novela histórica acumula 17,5 pontos de média geral até o momento contra 20 pontos que totalizava a trama de Lícia Manzo àquela altura.

A obra que conta a história quando o país era regido por Dom Pedro II (Selton Mello) ainda vai enfrentar mais dificuldades. Se não bastasse as festividades de final de ano e o verão, ela enfrentará os momentos decisivos de Coração Indomável e Amores Verdadeiros, suas maiores pedras no sapato.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado