Briga pelo Ibope

Verdades Secretas vira curinga da Globo para bater A Fazenda pela segunda vez

Trama de Walcyr Carrasco vai enfrentar de frente o reality da Record


Tela dividida com Angel, de Verdades Secretas, e Adriana Galisteu, de A Fazenda 2021
Novela Verdades Secretas é o coringa da Globo contra A Fazenda 2021

A escolha da reprise de Verdades Secretas para a grade de programação noturna da Globo no segundo semestre não foi acidental e a novela de Walcyr Carrasco tem três funções básicas: servir de curinga contra A Fazenda 2021, aquecimento para a nova temporada e sala para 2022. A pandemia impediu a nova direção de dramaturgia de recuperar o horário com produções inéditas de minisséries, como querem Ricardo Waddington e José Luiz Villamarim, por isso uma reprise icônica também tem função importante neste momento.

O NaTelinha conversou com pessoas ligadas ao departamento da Globo e ouviu que Verdades Secretas foi escolhida não só pelo que parece ser o mais óbvio, funcionar de esquenta para o público esperar a nova temporada da produção, que virá exclusiva pelo Globoplay ainda neste ano. Embora, ao ser anunciada essa foi a justificativa, a decisão foi muito mais complexa e envolve a concorrência e a grade da Globo em 2022.

Se Amora Mautner está correndo contra o tempo para encerrar as gravações de Verdades Secretas 2, quando Villamarim e Waddington deram o sinal verde para a programação usar a primeira temporada na grade a reunião para a decisão havia levantado pontos importantes. O primeiro deles foi tentar frear o avanço da Record com a nova temporada de A Fazenda. Em 2020, o reality show fez muito sucesso, o que obrigou a Globo a repensar sua estratégia para enfrentar o produto nos fins de noite. Se a Record perdeu Marcos Mion, que agora está justamente na emissora carioca, ela tenta manter o formato vivo sob o comando de Adriane Galisteu e com elenco de peso.

Na Globo, a estratégia é não conjecturar se haverá rejeição ou não ao nome de Galisteu. Com o sucesso do ano passado, a emissora carioca parte do princípio que A Fazenda 2021 será um sucesso, já que o BBB21 fez ainda melhor que o BBB20. Diante disso, a estratégia de guerra já foi montada e a reprise de Verdades Secretas virou o curinga para enfrentar a concorrência.

Verdades Secretas e A Fazenda

Verdades Secretas vira curinga da Globo para bater A Fazenda pela segunda vez

A ideia faz sentido, já que foi muito bem vinda em 2015, quando a novela de Walcyr Carrasco, protagonizada por Camila Queiroz, foi exibida originalmente. Naquela ocasião, A Fazenda também iniciava uma trajetória para sua oitava temporada com uma mudança importante. Após anos sob o comando de Britto Jr, quem assumia o comando era Roberto Justus.

E a estratégia da Globo naquela ocasião funcionou. Na época, as novelas das 23h já vinham enfrentando certa resistência, mas Verdades Secretas mudou o conceito e terminou como um dos principais Ibopes do horário, com 19,9 pontos de média. Ao mesmo tempo, o público não comprou a apresentação de Justus, que foi muito criticado e A Fazenda terminou com apenas 9,4. É preciso lembrar, no entanto, que houve um crescimento do reality naquela ocasião estancou duas temporadas seguidas de queda e cresceu, já que no ano anterior a média havia sido de 8,8 pontos.

Verdades Secretas e as minisséries

Depois que assumiu o comando do entretenimento, Ricardo Waddington escolheu José Luiz Villamarim para o cargo de diretor de dramaturgia por acreditar que o colega faria exatamente como ele pretendia para o setor. E os dois já tomaram como uma decisão básica o retorno das minisséries, que haviam sido abandonadas pela gestão de Silvio de Abreu.

Mas como o Brasil vivia o auge da pandemia da Covid-19, os Estúdios Globo estavam funcionando apenas para as novelas e cheia de cuidados sanitários. Diante disso, foi impossível projetar um formato para o segundo semestre, como planejava Villamarim. Diante disso, a decisão foi de que haveria uma reprise para já esquentar o público para 2022. Por isso, a escolha de Verdades Secretas, um dos grandes sucessos da faixa na década passada e que funcionaria para o tripé que a Globo precisava: preparar o horário para o próximo ano, enfrentar A Fazenda e ajudar no Ibope da segunda temporada, exclusiva para o Globoplay.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado