Exclusivo

Os motivos da reprise na íntegra de Salve-se Quem Puder: roteiros reprovados de substituta

TV Globo afirma que nenhuma das informações abaixo procedem


Cena de Salve-se Quem Puder
Salve-se Quem Puder terá reprise por problemas de substituta - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 15/02/2021 às 07:18,
atualizado em 15/02/2021 às 13:03

A direção da Globo vem tendo trabalho para finalizar o blocos de capítulos de Quanto Mais Vida Melhor e por isso optou por reprisar na íntegra os primeiros 54 capítulos de Salve-se Quem Puder. Ao fim de Haja Coração, a cúpula do canal já anunciou que todos os episódios exibidos da produção de Daniel Ortiz voltarão ao ar, ao invés de um breve resumo como acontecerá com Amor de Mãe e isso se deve às constantes mudanças solicitadas para a história substituta.

Segundo apurou o NaTelinha, a equipe de José Luiz Villamarim não está gostando nada dos rumos da narrativa da trama escrita por Mauro Wilson e constantemente os blocos de capítulos entregues são devolvidos com solicitação de mudanças. Para a nova direção de dramaturgia da Globo, os personagens não estão sendo desenvolvidos da forma como se espera para uma novela das 19h.

O principal problema, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, é que a equipe não considera a novela engraçada e também sente que falta profundidade no humor. Uma pessoa ligada à produção comentou que, dos primeiros 24 capítulos entregues, houve o pedido de mudança três vezes no desenvolvimento dos personagens e também alteração nas situações criadas.

O NaTelinha conversou com pessoas ligadas à direção de dramaturgia e ouviu que Quanto Mais Vida Melhor tem um problema de nascença e sem solução. A direção não gosta da ideia de exibir uma novela sobre a morte num momento de pandemia e também considera um problema sério a protagonista, vivida por Giovanna Antonelli. Na história, ela está à beira da falência por conta da crise causada pelo coronavírus, o que causou desconforto na nova cúpula da Globo.

Diretores entendem que o Brasil enfrenta um momento difícil de crise econômica e, justamente na faixa das 19h, que deveria servir para uma espécie de distração, a protagonista enfrentar um problema desse porte pode causar rejeição, ainda que a história seja boa. Mesmo assim, não houve pedido de se cancelar a novela porque já há muitas cenas gravadas, apenas houve solicitação de diminuir a quantidade de sequências em que se fala do assunto, além da exigência de uma virada mais rápida na vida profissional da personagem.

Globo não gostou de férias

Os motivos da reprise na íntegra de Salve-se Quem Puder: roteiros reprovados de substituta

Logo no início de dezembro, quando a nova direção da Globo solicitou mudanças nos primeiros blocos de capítulos, Mauro Wilson terminou o trabalho em cerca de 20 dias e anunciou que estava saindo de férias por duas semanas. O anúncio se deu por uma viagem já programada e também porque ele sabia que o ritmo de gravações em janeiro seria lento, já que personagens importantes com mais de 60 anos não poderiam gravar devido aos protocolos sanitários estabelecidos pela emissora naquele momento.

Mesmo assim, a direção da casa não gostou que ele tivesse anunciado férias publicamente num momento em que a novela passava por transformações para ficar de pé e houve um entendimento de que ele poderia estar demonstrando insatisfação pelos pedidos de mudança. A situação acabou contornada pela chefe de conteúdo, Edna Palatinik, que conseguiu fazer com que Mauro entregasse os novos blocos de capítulo dentro do prazo.

Cancelamento da novela

Os motivos da reprise na íntegra de Salve-se Quem Puder: roteiros reprovados de substituta

Duas fontes confirmaram que, ao ler os 30 primeiros capítulos finalizados - com pelo menos 10 deles em ritmo de gravação - Villamarim não gostou nada do que viu. Ele considera que a novela não passa a força que a cúpula da emissora gostaria para este momento e chegou a cogitar o cancelamento definitivo da produção, o que acabou se tornando inviável.

Isso porque Quanto Mais Vida Melhor conta com cidade cenográfica, além de equipe trabalhando e já recebendo os valores aplicados - uma espécie de bônus para quem está no ar - e isso causaria prejuízo financeiro para o canal. Mesmo assim, a direção de dramaturgia estuda novas mudanças e já vem sendo falado nos bastidores da possibilidade de ser escalado um supervisor para ajudar Wilson a manter a novela de pé, mesmo ela sendo parecida com um filme vencedor do Oscar.

Procurada, a Globo enviou a seguinte nota. "A assessoria da TV Globo entrou em contato com a publicação e negou veementemente as informações relatadas na matéria. Segundo a assessoria, nenhuma dessas situações aconteceram e, internamente, a novela é muito querida por todos"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado