Exclusivo

Vacina vai definir fila de novelas da Globo em 2021

Globo só vai colocar algumas tramas em estúdio com a vacina


Cena do teaser de Nos Tempos do Imperador
Novelas da Globo podem ter fila alterada por causa da falta de vacina - Foto: Divulgação

A cúpula da Globo bateu o martelo e quem vai definir a fila das suas novelas nos três horários será a vacina contra o coronavírus. A direção da emissora definiu que algumas produções não reúnem condições de entrar em estúdio por serem complexas demais e poderiam colocar a saúde dos colaboradores, inclusive os artistas, em risco antes da imunização completa.

Segundo apurou o NaTelinha, o diretor de dramaturgia, Silvio de Abreu, já havia definido as próximas novelas ainda antes da pandemia da Covid-19, inclusive com datas de estreia. A quarentena modificou toda a estrutura e quem passou a cuidar deste tipo de decisão foi o diretor de programação, Ricardo Waddington. Como é o responsável pelos Estúdios Globo, cabia a ele a definição de apenas retomar as atividades quando houvesse segurança para todos os envolvidos e, após muito debate, ficou definido que a fila seguirá a vacina.

Embora o antigo Projac já tenha voltado a funcionar e esteja a todo vapor com produções sendo gravadas como Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, a ordem é segurar alguns projetos mais complexos para evitar a proliferação do coronavírus. A decisão se baseou no fato de que, mesmo seguindo um rígido protocolo sanitário, ambas as novelas apresentaram casos positivos para a doença.

Para apressar o procedimento, conforme o NaTelinha já havia antecipado, o Grupo Globo já autorizou a compra da vacina e a empresa abriu negociações com mais de uma fabricante para providenciar o número necessário para imunizar todos os frequentadores dos Estúdios Globo. Acontece que ainda não há um prazo para que haja a liberação para as vacinas.

Globo pode mudar a fila de novelas

Vacina vai definir fila de novelas da Globo em 2021

Durante o período de pandemia, Ricardo Waddington ganhou força nos bastidores da Globo e passou a assumir importantes decisões artísticas, inclusive ganhando protagonismo na discussão sobre a fila de novelas. Foi dele a ideia de colocar o remake de Pantanal na faixa das 21h, ao invés de fazer a história apenas no Globoplay, como era planejado anteriormente.

Mesmo sendo uma decisão do próprio diretor de programação fazer Pantanal furar a fila e ser prevista para 2021, entrando no ar depois de Em Seu Lugar, trama de Lícia Manzo que substitui Amor de Mãe, agora já não é possível mais cravar que isso vai acontecer. João Emanuel Carneiro, autor de Olho no Olho e que perdeu a vaga na faixa, sendo jogado para 2022, poderá ter sua obra antecipada por causa do coronavírus.

É que a cúpula global interpretou que, sem vacina, não é possível gravar Pantanal porque é impossível manter o protocolo sanitário criado pela empresa com um elenco tão grande numa locação desse porte. Por isso, embora sigam as escalações, o remake da novela de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente em 1990 na Manchete, só entrará no ar no ano que vem, se a vacina sair entre janeiro e fevereiro.

Verdades Secretas e Nos Tempos do Imperador

Vacina vai definir fila de novelas da Globo em 2021

Quem também pode sofrer com a falta de vacina é Nos Tempos do Imperador. A próxima novela das seis, que foi suspensa dias antes de entrar no ar e já conta com diversos capítulos finalizados, teve seu elenco convocado para retomar os trabalhos em janeiro, pois a intenção é colocá-la no ar ainda no segundo mês do ano que vem. Mas por conta do rígido processo de caracterização da trama de época, pode ser que ela precise ser adiada novamente, pelo menos até a imunização do coronavírus sair. A previsão, no entanto, segue valendo, embora já exista um plano B e a Globo não descarte outra reprise.

E quem mais vai sofrer caso a Anvisa atrase a aprovação das vacinas que estão com estágio avançado é a segunda temporada de Verdades Secretas. A trama de Walcyr Carrasco e que vai mostrar novamente Camila Queiroz no papel de Angel pode somente entrar em produção no segundo trimestre e, com isso, ser exibida no segundo semestre do ano que vem no Globoplay.

Procurada, a Globo não comentou sobre a reportagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado