Exclusivo

Pantanal deve ganhar remake com versão enxuta no Globoplay em 2021

Nova versão da trama irá para o streaming com quantidade menor de capítulos


Juma Marruá, de Pantanal
Pantanal pode ganhar remake exclusivo no Globoplay - Foto: Divulgação

O remake de Pantanal está ganhando cada vez mais força nos bastidores da Globo. A novela de 1990 de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Jayme Monjardim e que foi ao ar originalmente na TV Manchete, está com negociações avançadas na dramaturgia da emissora carioca para receber um remake enxuto em 2021 e para ir ao ar apenas no Globoplay.

Fontes consultadas pelo NaTelinha explicaram que a direção da Globo entende que uma produção com o status de Pantanal poderia alavancar ainda mais o projeto de produzir novelas originais no serviço de streaming, logo depois de Verdades Secretas 2, prevista para o primeiro semestre do ano que vem, conforme antecipado.

Nos bastidores do departamento de dramaturgia, a avaliação é de que um remake de Pantanal atrairia novos assinantes para o Globoplay e não há, ao menos num primeiro momento, nenhuma intenção de levar a novela para a TV aberta. Um dos pontos alegados seria o modelo previsto e que inviabilizaria completamente a realização para dentro da Globo.

A realização da novela seria num formato muito mais enxuto do que a obra original. Dessa vez, a Globo quer um folhetim em torno de 50 capítulos contando a história de Juma Marruá, números muito menores que os 223 que foram ao ar na extinta Manchete. A cúpula da Globo estava numa sinuca de bico para exibir Pantanal na TV aberta justamente por conta do número de capítulos.

É que manter a quantidade próxima de 200 tornaria a produção arrastada para os dias de hoje. Em 1990, a novela tinha longas sequências mostrando as paisagens do lugar, o que para muita gente dentro da Globo não funcionaria na TV atual. Diminuir a quantidade de capítulos iria contra o formato mercadológico que a emissora entrega para os patrocinadores nas principais faixas, já que o horário das 23h foi extinto. Foi aí que surgiu a solução de produzir exclusivamente para o Globoplay.

Pantanal no Globoplay

O remake de Pantanal sempre esteve no radar de Benedito Ruy Barbosa, mas foi rejeitado diversas vezes pela Globo e o próprio diretor do projeto, Jayme Monjardim, chegou a dizer que não via viabilidade para uma trama desse porte na Globo e que a novela tinha uma estilística própria e datada. Benedito, em compensação, sempre discordou.

Ainda não foi batido o martelo e o próprio autor está em negociações com a Globo para o remake, em que ele seria o supervisor e teria o roteiro da filha dele, Edmara Barbosa, que chegou a confessar já estar envolvida na ideia durante uma live. Restam poucos detalhes e a expectativa é de que haja o anúncio da produção ainda em 2020.

Procurada, a Comunicação da Globo informou que está conversando com Benedito Ruy Barbosa sobre projetos e Pantanal é um deles.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado