Exclusivo

Globo mira em A Favorita para o Vale a Pena Ver de Novo

Novela de João Emanuel Carneiro é sucesso no streaming


Cena de A Favorita com Flora e Donatela vestida de Faísca e Espoleta
Novela A Favorita pode ser a próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo - Foto: Divulgação

A decisão da Globo de colocar suas novelas no catálogo do Globoplay em 2020 foi posta em prática com A Favorita e a escolha da novela de 2008 assinada por João Emanuel Carneiro foi estratégica. Com o sucesso da produção protagonizada por Cláudia Raia e Patrícia Pilar no streaming, a emissora carioca cogita exibi-la no Vale a Pena Ver de Novo em substituição a Laços de Família.

Segundo apurou o NaTelinha, quando houve a aposta de que as novelas poderiam injetar mais assinantes para o Globoplay, a direção da Globo solicitou que o projeto se iniciasse com A Favorita. Isso porque já de alguns anos existe a intenção de colocar o folhetim de volta na faixa do Vale a Pena Ver de Novo e, se antes era impossível por causa da Classificação Indicativa, desde que a regra caiu há cada vez mais defensores da história de Flora e Donatela de volta nas tardes globais.

E se já havia quem defendesse que A Favorita deveria figurar na reprise da Globo desde pelo menos o ano passado, o número de adeptos da ideia vem crescendo muito em 2020 por causa do sucesso que a produção atingiu dentro do Globoplay. Desde que estreou no serviço de streaming, a trama figura na lista das novelas mais assistidas entre todas as que foram colocadas recentemente no catálogo. Embora a assessoria de comunicação da Globo não fale os números de audiência da plataforma, o NaTelinha apurou que mais de meio milhão de assinantes iniciaram maratona da novela desde que ela foi colocada no catálogo em maio.

Os números de A Favorita

Com sucesso no Globoplay, A Favorita pode ser a nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo

Além de monitorar os dados de audiência do folhetim na plataforma de streaming, a direção da Globo lançou mão de outra estratégia nesses cinco meses. Pesquisas internas encomendadas pela diretoria de dramaturgia do canal mostram que A Favorita vem sendo muito bem avaliada pelo telespectador nas redes sociais. Segundo os dados a que o NaTelinha teve acesso, a trama tem um desempenho acima da média.

Os números indicam que a novela de João Emanuel Carneiro tem avaliação positiva de mais de 90% dos assinantes que mencionam a trama nas redes sociais. Além disso, a maior parte de quem iniciou a maratona da novela no Globoplay ou já terminou ou continua acompanhando a história todos os dias. Os dados mostram ainda que a produção tem sido vista em média por dois capítulos diários no streaming.

A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo

Com sucesso no Globoplay, A Favorita pode ser a nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo

Pesa contra a trama o fato dela ser considerada muito pesada para o período vespertino, já que conta com muita violência e assassinatos. Mesmo assim, a resistência que acontecia anteriormente por conta disso parece já ter sido superada em geral após a reprise de Avenida Brasil entre o fim do ano passado e o início deste ano. Mesmo assim, A Favorita é considerada bem mais forte que a história seguinte de João Emanuel Carneiro.

Além da qualidade estética e a boa aceitação junto aos telespectadores, pesa a favor de A Favorita outros dois dados importantes na cúpula global. O fato de que novelas das nove vem atingindo bom desempenho na faixa (Avenida Brasil, Por Amor e Laços de Família) e, principalmente, o tamanho do folhetim, que contou com 197 capítulos, a maior parte com praticamente uma hora de duração.

Procurada, a Globo informou que não houve escolha da substituta de Laços de Família para o Vale a Pena Ver de Novo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado