Sexualidade em dúvida

A Força do Querer: Ivana destrói sonho da mãe e questiona se é gay

Dúvida da personagem de A Força do Querer irá permear boa parte da trama das 21h


Ivana observa incrédula sobre seu sexo em A Força do Querer
Ivana será atormentada por dúvidas ao longo de A Força do Querer - Foto: Divulgação/Globo

Nos próximos capítulos de A Força do Querer, o público da trama verá Ivana (Carol Duarte) bater de frente com a mãe frequentemente. Joyce (Maria Fernanda Cândido) não conseguirá compreender as dúvidas da filha. Um dos principais questionamentos da irmã de Ruy (Fiuk) será sobre sua sexualidade. E como não terá apoio da mãe para esse tipo de conversa, procurará o colo de Zu (Cláudia Mello).

Durante a conversa, Ivana será bem clara ao expressar sua incerteza: "Me diz uma coisa, com toda sinceridade: você acha que eu sou gay?". A funcionária de Joyce não entenderá do que a menina está falando e a jovem insistirá, pedindo para que a mulher fale a verdade.

No entanto, a empregada devolverá a pergunta: "Você é gay, Ivana?" A jovem começará de novo a se questionar, antes de responder: "Não sei... Posso ser, não é? Não sei, mas posso ser. A única coisa que eu sei com certeza é que não sou como a Simone, como as minhas colegas do colégio, do vôlei".

A personagem vivida por Cláudia Mello entenderá a aflição de Ivana e tentará auxiliá-la, afirmando que o que definiria uma possível homossexualidade seria a atração por pessoas do mesmo sexo. A jovem então será incisiva na resposta: "Nunca tive interesse em mulher nenhuma, Zu. Nunca olhei pra mulher!" A empregada então irá bater o martelo e concluir que Ivana não é gay: "Você tá é perturbada", dirá.

Zu, além de tentar ajudá-la com a sexualidade, também dará um conselho, dessa vez a respeito de relacionamentos. Ela dirá para a jovem que deve investir em um namoro com Claudio (Gabriel Stauffer), jovem interessado nela e primo de sua melhor amiga.

A empregada dirá que essa confusão será prejudicial aos dois: "Vai terminar é perdendo de vez aquele rapaz tão bonito, o Claudio! Se acerte de uma vez com ele que essa bobajada toda se acaba! Não tem nada de errado com você! Tudo coisa da sua cabeça!", terminará ela.

A Força do Querer: Ivana destrói sonho da mãe e questiona se é gay

A trajetória de Ivana em A Força do Querer

Em cenas já exibidas na reprise de A Força do Querer, o público pôde ver o esforço da mãe, em colocar Ivana no mundo da moda. Desde pequena, a vestia com os melhores trajes e a colocava para fazer ensaios, situações que a menina não se sentia tão confortável.

Os anos se passam e Ivana passa a se reconhecer cada vez menos em trajes femininos e maquiagem. O relacionamento com Cláudio até engata, mas só a primeira marcha, já que a jovem não se sente à vontade ao lado do namorado. A transição da personagem é iniciada quando ela conhece Tereza, apelida de Tê, um homem trans interpretado pelo ator igualmente trans Tarso Brandt. Ele explica que não quis alterar seu nome, mas que desde pequeno nunca se sentiu como uma mulher.

Será nesse momento que Ivana começará sua transformação até se tornar Ivan. Ela corta os cabelos, coloca faixa nos seios e briga com família que no início não entende a situação. A personagem rendeu a Carol Duarte 10 indicações a prêmios, incluindo as categorias de Melhor Atriz e Atriz Revelação. Dessas, a jovem levou seis estatuetas para casa.

Em entrevista, na época, ela revelou que o trabalho foi comovente: "As pessoas não sabiam exatamente quem era a personagem, mas ao longo da novela foram torcendo pela sua história".

Fique por dentro dos próximos capítulos de A Força do Querer e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela A Força do Querer de 21/09/2020 a 26/09/2020. 

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado