Derrapando

Amor de Mãe chega a 30 capítulos com o pior Ibope em três anos

Novela de Manuela Dias sofreu também com a época em que estreou


Taís Araújo em cena de Amor de Mãe
Amor de Mãe está derrapando no Ibope. Foto: Reprodução

Amor de Mãe vem sofrendo para conseguir atingir índices satisfatórios de audiência. Em seus primeiros 30 capítulos, a novela de Manuela Dias com direção artística de José Luiz Villamarim ostenta o pior desempenho no Ibope do horário das 21h em três anos.

Levantamento do NaTelinha com base nos dados da Kantar Ibope para a grande São Paulo mostra que a história protagonizada por Regina Casé, Adriana Esteves e Taís Araújo está com 28,23 pontos em 30 capítulos. Esse é o pior resultado de uma novela das nove desde A Lei do Amor, que foi ao ar em 2016 e que registrou nesta fase de capítulos média de 25,90.

Para se ter uma ideia, a novela que tem até motivos que explicam os baixos números, está 3,6 pontos abaixo de sua antecessora A Dona do Pedaço no mesmo período. A queda em termos percentual foi de 12%. Ao se pensar em números de telespectadores, isso pode chegar a mais de 700 mil telespectadores a menos em média.

Os índices de Amor de Mãe também são superados por O Sétimo Guardião. A novela de Aguinaldo Silva que terminou em baixa na audiência, estava com 28,53 de média parcial ao chegar ao trigésimo capítulo. Já Segundo Sol, trama de João Emanuel Carneiro de 2018  vinha com o melhor desempenho nessa faixa de capítulos nos últimos anos com média de 31,5 pontos.

Já O Outro Lado do Paraíso, também de Walcyr Carrasco e que foi ao ar em 2017 vinha com 29,70. Vale lembrar que o folhetim teve uma virada nos números com o início da vingança de Clara (Bianca Bin) e se tornou uma das melhores audiências da década. A Força do Querer, de Glória Perez, estava também a frente da atual novela e ostentava média de 30,83 nas cinco primeiras semanas que esteve no ar.

Amor de Mãe e o fim de Ano

Vale ressaltar que Amor de Mãe estreou num período de baixa do Ibope. Normalmente, a Globo procura estrear suas novelas entre o final de outubro ou, no máximo em começo de novembro. A atual novela teve seu primeiro capítulo exibido na última semana de novembro.  Historicamente o número de televisores sintonizados no mês de dezembro é mais baixo, juntando a isso o fato de que o telespectador de novelas costuma fugir de início de novelas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado