36 anos

"Quem procura acha aqui" foi inspirada em propaganda de cueca; veja outras curiosidades do SBT

Emissora completa 36 anos neste sábado (19)


sbtlogo_8744959e961220d6701fd54921475e36a9c6620b_416b743871d0b261485ff92d2909122cff117adc.jpeg
Reprodução

Neste sábado (19), o SBT completa 36 anos. Uma emissora que ao longo da sua história marcou a infância dos brasileiros, tem no DNA os programas de auditório, inovou em formatos de jornalismo, sempre apostou numa programação popular e desde seu início valorizou o segundo lugar de audiência, criando o termo "vice-liderança".

No dia do aniversário da emissora de Silvio Santos, confira cinco curiosidades poucos conhecidas:

1- Clássica vinheta do SBT foi inspirada em propaganda de cueca

O executivo do SBT, Ricky Medeiros, comprava muitos programas da rede americana NBC. Um dia, um representante da emissora gringa, que era seu amigo e tratava dos negócios, perguntou se queria comprar umas campanhas.

"As redes fazem uma grande conferência com todas as agências e mostram a nova programação. Aquelas vinhetas de dois minutos não passam no ar, passa uma versão de 30 segundos. As de dois minutos são exibidas só nas agências. Então, ele me perguntou se eu estava interessado. Eu assisti a de 30 segundos e disse que iria falar com meu chefe e dava um retorno. Porque pra gente não tem muito valor vender isso para fora do país então vou incluir no pacote", disse.

"Compramos cinco anos dos direitos de graça. Eu me lembro que no Brasil era uma novidade. A Globo faz isso hoje, mas na época ninguém fazia. Então eu falei com o Silvio que tinha a trilha musical, mas eu escrevendo em português ficava horrível. Ele disse que era para procurar o Renato Barbosa (participava do 'Show de Calouros' como o 'Rei da Paródia'). Eu e Renato sentamos, e eu disse que tínhamos que falar dos filmes da programação e dos artistas. Então eu traduzi a letra e não soava. Um dia, quando o SBT ainda era na Vila Guilherme, eu estava voltando pela avenida Tiradentes. Tinha um cartaz das cuecas Mash e estava lá: 'Quem procura acha'. Veio o som na minha cabeça, pensei na hora em 'Quem procura acha...aqui'. casou. No dia seguinte, eu chamei o Renato e disse que tinha visto um cartaz das cuecas Mash e só faltava o 'aqui'. E assim que foi criada a vinheta", contou o ex-executivo ao NaTelinha, em 2016.

2- Participação de Xuxa no programa da Hebe mudou seu contrato na Globo

\"Quem procura acha aqui\" foi inspirada em propaganda de cueca; veja outras curiosidades do SBT

Em 1989, no auge da carreira na Globo, a rainha dos baixinhos Xuxa Meneghel participou do programa "Hebe" no SBT.

"Foi mais do que esperado, desejado, sonhado, pois sempre tive muito carinho por ela. Sua energia sempre foi única. Sempre que a encontrava desejava ir no seu programa, sentar naquele sofá, aliás todo artista sonhou com isso e claro que comigo não foi diferente. Nunca tinha participado de nenhum programa fora da Globo e este foi meu primeiro e único programa em outra emissora. Hebe colocou uma TV fora do seu estúdio pros fãs verem, anunciou por dias e quando o programa foi ao ar a minha emissora perdeu pra nós duas nesse horário. Logo depois eu tive que colocar no meu contrato uma cláusula que não permitia ir em outros programas fora da casa. Acredito que depois disso muitos artistas também não puderam mais ir. Criaram uma cláusula de proibição depois da minha ida. Ir no programa da Hebe foi uma aula pra mim, aliás sempre disse a ela: 'Quando eu crescer, quero ser igual a você'. E ela dizia: 'Eu também'", contou Xuxa ao NaTelinha, no aniversário de quatro anos sem Hebe Camargo na televisão.

3- Mara Maravilha e Christina Rocha já dividiram programa ao vivo

\"Quem procura acha aqui\" foi inspirada em propaganda de cueca; veja outras curiosidades do SBT

Nos anos 80 e 90, durante sete anos, Mara Maravilha fez grande sucesso no SBT apresentando o infantil "Show Maravilha". O programa chegou a ter quatro horas de duração e alcançava a liderança na audiência.

Mas em 1982, a baiana apresentou um programa popular da emissora no Rio de Janeiro, "O Povo na TV", ao vivo, e dividia apresentação com Christina Rocha, Wagner Montes e Sérgio Mallando.

A atração tinha direção de Wilton Franco e chegava a incomodar a Globo na audiência.

4- Valentino Guzzo, a Vovó Mafalda, era pra ser o primeiro Bozo

\"Quem procura acha aqui\" foi inspirada em propaganda de cueca; veja outras curiosidades do SBT

Quando Silvio Santos decidiu investir em programação infantil, quem negociou a compra dos direitos de Bozo com Larry Harmon (criador do palhaço) para o canal foi o ex-diretor Ricky Medeiros.

"Chegando em São Paulo para produzir o programa, eu falei com o Valentino Guzzo, que era um grande amigo. Expliquei que precisava achar esses tipos. Foi ele quem trouxe o Wandeco Pipoca até nós. O Gibe ele trouxe e o Pedro de Lara eu já conhecia. Mas eu disse para o Valentino que eu queria que ele fosse o Bozo. Mas ele falou que queria ser a Vovó Mafalda", revelou em entrevista ao NaTelinha.

5- Sucesso com mistério na Globo, Mister M revelou identidade primeiro no SBT

\"Quem procura acha aqui\" foi inspirada em propaganda de cueca; veja outras curiosidades do SBT

Na década de 90, o "Fantástico" tinha um quadro fixo do mágico Mister M, que atingia grande audiência na Globo. No final da temporada, a emissora fez uma grande divulgação para revelar a identidade secreta do ilusionista.

Em entrevista ao Danilo Gentili, Roberto Manzoni, diretor da época do "Domingo Legal", contou como furou a Globo em sua viagem para Las Vegas. Segundo Magrão, tudo foi decidido durante um jantar na cidade dos cassinos americana.

Após a gravação da entrevista com Mister M, pediu pra ele tirar a máscara, sabendo que o "Fantástico" iria revelar naquela semana sua identidade. Com isso, o "Domingo Legal" furou a Globo, mostrando a verdadeira identidade de Mister M, horas antes do "Fantástico".

Veja galeria de fotos especial do SBT

Leia também

- Renata Banhara passa por novo procedimento médico

- Marcelo de Carvalho não perdoa gafes de Andréa Nóbrega em "O Céu é o Limite"

- Incidente na Europa disponibiliza penúltimo episódio de "Game of Thrones"

- Participação de Xuxa no programa da Hebe mudou seu contrato na Globo

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado