Eleições 2022

Netflix aposta em vitória de Lula e mantém investimento no Brasil

Plataforma avisou executivos americanos da chance de Lula vencer


Lula e o logo da Netflix
Netflix aposta em vitória de Lula - Foto: Montagem
Por Daniel César

Publicado em 05/05/2022 às 04:00,
atualizado em 06/05/2022 às 10:05

A Netflix aposta que Lula deve vencer as eleições 2022. E trata-se de uma informação repassada dos executivos brasileiros para os chefões da plataforma de streaming nos EUA, a fim de justificar a manutenção dos investimentos de conteúdo original no país a partir de 2023. graças a uma possível cambalhota que o setor cultural no país tomará a partir de um novo modelo do governo federal.

O NaTelinha apurou que após os resultados ruins do trimestre da Netflix, houve uma decisão universal de corte de custos e mudança de postura em relação ao conteúdo original. A ordem de cima é que deve-se apostar apenas no que dá resultado, tanto de audiência quanto na busca por novos assinantes e o Brasil não está fora deste formato. A previsão inicial era de que a empresa pisaria nos freios e produções já aprovadas seriam interrompidas, embora muitas já confirmadas este ano.

Porém, coube a equipe de executivos da Netflix Brasil analisar a situação e encontrar mecanismos para evitar a perda de assinantes, que já se acumula também no país. Diante deste cenário, os executivos conversaram com produtores, conforme apurou a reportagem, para verificar em que pé está o cenário nacional e a resposta foi pouco animadora, já que tem sido difícil conseguir liberação de fomento à Cultura por parte do governo federal.

A situação delicada, segundo executivos confessaram ao NaTelinha sob a condição de anonimato, impediu que novos projetos fossem feitos, mesmo no período de pandemia. Um deles explicou que a Covid-19, de fato, fez com que a plataforma pisasse nos freios para o conteúdo original no Brasil, mas os lançamentos seriam maiores caso houvesse apoio do governo para os projetos.

Netflix aposta em Lula

Netflix aposta em vitória de Lula e mantém investimento no Brasil

Se por um lado, executivos da Netflix temem que Lula passe a exigir índice percentual de conteúdo original, como na outra passagem dele pelo governo ocorreu com a TV fechada, e isso afetaria a estratégia de projetos, já que o catálogo da empresa é muito grande, por outro o investimento do PT na área é considerado muito superior ao de Jair Bolsonaro, atual mandatário.

Diante disso, o NaTelinha apurou que os executivos do serviço de streaming encomendaram uma projeção para uso interno a fim de verificar a probabilidade do resultado das eleições 2022. Segundo os dados a que a reportagem teve acesso, as chances de Lula vencer são grandes e com conforto para que a empresa aguarde os resultados a fim de manter o planejamento intocado.

O argumento usado pelos executivos brasileiros aos chefões é de que a empresa não precisará desembolsar o que estava previsto e a economia acontecerá como a ordem de cima ocorreu e que a diferença será bancada por investimentos setoriais.

Procurada, a Netflix não se manifestou.


Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado