Tudo Sobre José Wilker
"A crítica é parte do processo de criação, eu só tenho a ganhar lendo críticas"
- Nome: José Wilker Almeida
- Nascimento: 20/08/1944
- Falecimento: 05/04/2014
- Signo: Leão
- Profissão: Ator / Dramaturgo / Diretor
- País: Brasil
- Cidade: Juazeiro do Norte (CE)
José Wilker foi ator, dramaturgo e diretor, um dos principais nomes de sua geração, que dedicou mais de 40 anos de carreira à TV, ao teatro e ao cinema. Nascido em Juazeiro do Norte (CE), mudou-se com a família na adolescência para o Recife (PE), e depois foi para o Rio de Janeiro (RJ) tentar a vida artística.
Começou a carreira fazendo figuração e elenco de apoio na televisão e no teatro. Junto ao Movimento da Cultura Popular do Partido Comunista, na década de 1960, e chegou a estudar sociologia no Rio de Janeiro. Deixou o curso para seguir carreira no teatro. O sucesso veio nos anos 1970, em novelas e peças.
A estreia na TV foi como Zelito de Bandeira 2 (1972), na Globo. Depois, foram dezenas trabalhos de destaque, entre eles o moderno Mundinho Falcão de Gabriela (1975), o personagem-título de Roque Santeiro (1985), o bicheiro Giovanni Improta de Senhora do Destino (2004), o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK (2005) e o Coronel Jesuíno em Gabriela (2012).
Em paralelo à carreira na televisão, em que também se dedicou à direção, também acumulou sucessos em filmes e peças de teatro. Estrelou Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), marco no cinema nacional, na pele de Vadinho. Seu último trabalho em novelas foi com uma participação em Amor à Vida (2013).
Foi casado três vezes, com as atrizes Renée de Vielmond, de 1976 a 1985; Mônica Torres, de 1986 a 1996; e Guilhermina Guinle, de 1999 a 2006; e com a jornalista Claudia Montenegro, até a morte dele, em 2014. Teve três filhas: Mariana, do primeiro casamento, Isabel, do segundo casamento, e Madá, da última união.
Morreu aos 69 anos, em 5 de abril de 2014, no Rio de Janeiro (RJ), vítima de um infarto fulminante enquanto dormia.
- Rodrigo Sant’Anna
- Enrique Diaz
- Simaria
- MC Créu
- Stefany Vaz
- Sergio Moro
- Silvio Luiz
- Stanley Gusman
- Bela Gil
- Maíra Charken
- Daniella Perez
- Gabriel Martinelli
- Rupert Grint
- Carlos Alberto de Nóbrega
- Érico Brás
- Zélia Duncan
- Natália do Vale
- Luciano Bivar
- Alok
- Herson Capri
- Bruno Mars
- José Roberto Burnier
- Julia Konrad
- Leonardo Brício
- Diogo Almeida
- Paulo Gorgulho
- Maurício Piancó
- Mulher Filé
- Adriana Colin
- Vitória Bohn
- Isadora Cruz
- Marcelo Courrege
- Fernando Zor
- André Martinelli
- Rômulo Estrela
- George Clooney
- André Rizek
- Zezeh Barbosa
- Arnaldo Jabor
- Clayton Nascimento