Biografia

"Sempre tive muita energia. Muita gente me via como um cara louco, até drogado"

  • Nome: Antônio Carlos Santos de Freitas
  • Nascimento: 23/11/1962
  • Idade: 57 anos
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Cantor / Compositor
  • País: Brasil
  • Cidade: Salvador (BA)

Carlinhos Brown é cantor, compositor, poeta e percussionista, um dos maiores nomes do axé e da música popular brasileira na atualidade. O nome artístico é uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970.

Começou a carreira na juventude, aprendendo instrumentos de percussão, predominantes no candomblé. Integrou as bandas Mar Revolto, de rock, e Acordes Verdes, de Luiz Caldas, entre os anos 1970 e 1980. Em 1985, fez parte da banda de Caetano Veloso no disco Estrangeiro.

Na década de 1990, liderou o grupo Timbalada, de samba-reggae, tornando-se conhecido nacional e internacionalmente e consolidando o sucesso do axé na época. Em 1996, lançou o primeiro álbum solo, Alfagamabetizado, com o grande sucesso A Namorada, que dominou as rádios.

Em 2001, Carlinhos Brown foi alvo de vaias e agressões do público ao participar do Rock in Rio sob a justificativa de não representar o gênero musical predominante no evento. No ano seguinte, lançou o projeto Tribalistas com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, também marcado pelo sucesso e várias cópias vendidas. O grupo só retomou a parceria em 2017, com novo álbum e turnê.

Seguiu carreira nacional e internacional com diversos projetos culturais. A partir de 2012, passou a integrar o time de técnicos do The Voice Brasil. Desde 2016, também participa do The Voice Kids.

É casado desde 2011 com Helena Buarque, filha de Chico Buarque e Marieta Severo. Tem seis filhos: Clara, Francisco, Miguel, Cecília, Nina e Leila.