Caso de Justiça

Xande de Pilares e Ferrugem viram alvo do Ministério Público por música considerada preconceituosa

Cantores foram denunciados pela Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI)


Montagem de fotos de Xande de Pilares e Ferrugem cantando em shows
Xande de Pilares e Ferrugem em cliques de shows - Reprodução/Instagram

Xande de Pilares, Ferrugem e os compositores da música Me Abraça viraram alvo de uma ação na Justiça. A Associação Nacional de Juristas Islâmicos (ANAJI) entrou com um processo e o Ministério Público do Estado de São Paulo acatou o pedido da organização, determinando que a canção, considerada preconceituosa, seja adequada no prazo de 30 dias, sob pena de multa de R$ 10 mil.

A comunidade islâmica, que ainda pediu uma indenização de R$ 30 mil por danos morais coletivos, alegou que um trecho da obra contém conotação preconceituosa e sugere que todos os seguidores do islã são terroristas.

Grávida, Virginia avisa que não quer parar no 3º filho e revela "meta" com Zé Felipe

Mãe de MC Daniel chora ao conhecer Adriane Galisteu: "Sonho"

A música foi gravada por Xande de Pilares e Ferrugem, mas a composição é de Claudemir Júnior, Peu Cavalcante e Rodrigo Leite. A revista Quem teve acesso ao processo e o trecho questionado pela ANAJI diz o seguinte: "Pra que bombardeio, pra que engatilhar. Aqui não é Irã, ou Islã, Bagdá. Foi só um mau tempo que ainda dá tempo. Desarma essa bomba em nome de Alá".

A comunidade islâmica ressaltou na ação que "busca apenas a adequação da música e não sua suspensão, em respeito à liberdade artística, visto que essa possui um trecho que viola os direitos da comunidade muçulmana no Brasil, ao associar a religião islâmica ao terrorismo".

"Como se depreende da transcrição acima, evidente que as palavras utilizadas na 4ª estrofe acabam transmitindo aos ouvintes a ideia de que todos os seguidores do Islã são terroristas e assassinos quando compara o desarme de bomba a Alá, dando a falsa concepção de que a religião propaga a violência e atos terroristas", diz outro trecho do processo.

Música de Xande de Pilares e Ferrugem foi retirada do YouTube

A assessoria de comunicação de Xande de Pilares destacou que o escritório que representa os artistas tirou o vídeo de Me Abraça do ar do YouTube há três meses e, atualmente, aguarda que a canção também seja excluída do Spotify.

"A Gold, escritório de empresariamento dos dois artistas, derrubou, num primeiro momento (três meses atrás), a faixa no YouTube e, ontem, quando receberam a notificação, pediu ao Spotify a retirada da música. Vale ressaltar que eles não são os compositores e que, portanto, a única providência é retirar a música das plataformas", informou a equipe.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado