Disputa

Grupo Silvio Santos empareda espaço de teatro tombado e ressuscita polêmica

Empresa do dono do SBT fechou os Arcos do Beco


Silvio Santos falando no cenário do Programa Silvio Santos, ao lado de plateia
Silvio Santos trava disputa com Teatro Oficina há quatro décadas - Reprodução/SBT

Nesta segunda-feira (5), integrantes do Teatro Oficina foram surpreendidos com o fechamento do Arcos do Beco, no fundo da arena teatral. De acordo com eles, os funcionários que emparedaram o local trabalham para o Grupo Silvio Santos, que trava uma disputa pelo terreno vizinho há anos.

Uma escada azul de metal, que fazia a conexão entre o teatro e a área externa ligada ao apresentador, também foi retirada. À Folha de S.Paulo, a empresa admitiu que fez uma intervenção na manhã de hoje.

Ex-Travesso relata conflitos com Rodriguinho e diz que clima era "insustentável"

Ex de Luciano Huck, Eliana teve medo de se aproximar de Angélica: "Estranhíssimo"

"Para reparar o estado original de nosso imóvel, após longa e exaustiva discussão jurídica", disse o Grupo Silvio Santos, alegando que obteve uma decisão judicial favorável, que entendeu que a escada não fazia parte do projeto original de tombamento do Oficina.

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o teatro é tombado em grau municipal, estadual e federal pelos três órgãos de patrimônio, Conpresp, Condephaat e Iphan. Por conta de ser um patrimônio histórico e cultural, só se pode fazer alterações em sua arquitetura com autorização desses órgãos.

Teatro Oficina e Grupo Silvio Santos brigam há mais de 40 anos

Arcos do Beco do Teatro Oficina foram bloqueados com tijolos e cimento
Arcos do Beco do Teatro Oficina foram bloqueados com tijolos e cimento - Foto: Eduardo Knapp/Folha Press

O Teatro Oficina e o Grupo Silvio Santos brigam há mais de 40 anos pelo uso do terreno. O dono do SBT quer construir torres residenciais no local, mas a companhia afirma que esse empreendimento iria desfigurar a arena de espetáculos, que possui uma parede de janelas com vista para a cidade.

"O prédio é tombado e deve permanecer exatamente da mesma maneira. Eles não poderiam ter feito essa alteração nos arcos sem autorização dos órgãos de preservação. Em hipótese alguma, eles poderiam ser fechados dessa maneira", reclamou a dramaturga Cafira Zoé, questionando a ação realizada nesta segunda.

Já o Grupo Silvio Santos, não explicou porque fez o emparedamento e se referiu apenas à decisão judicial sobre a escada: "Comprovado nosso direito, obtivemos decisão favorável nesse sentido, e cumprimos com a decisão judicial".

"O correto teria sido a outra parte ter executado o reparo, mas, pela incapacidade financeira alegada, o juízo entendeu que o GSS poderia fazê-lo. Reforçamos que temos muito respeito pelo Teatro Oficina e esperamos que compreendam", completou a nota.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado