Inesquecíveis

Os Trapalhões 50 anos: Brigas, contrato com Silvio Santos e causa da morte de Zacarias

Programa entrou no ar pela primeira vez na TV Tupi em 1974


Montagem com o grupo Os Trapalhões
O programa Os Trapalhões completa 50 anos em 2024 - Foto: Montagem/NaTelinha

O programa Os Trapalhões entrou no ar pela primeira vez em 1974 na TV Tupi (1950-1980) e virou um fenômeno de audiência que passou a atrapalhar o Ibope do Fantástico na Globo. Em 1977, para acabar com o problema, a emissora contratou o grupo e passou a exibir a atração antes da revista dominical, sempre às 19h. Na Globo, o humorístico que ficou eternizado pelos personagens Didi, Dedé, Mussum e Zacarias permaneceu por 18 anos.

Antes do grupo se tornar Os Trapalhões, que apostava em esquetes humorísticas, o formato já fazia sucesso na Record como Os Insociáveis (1971-1974), antes de se transferir para TV Tupi.

Há 25 anos, Os Trapalhões terminava na Globo a pedido de Renato Aragão

Como Os Trapalhões trocou a Tupi pela Globo para virar fenômeno?

Mas na Globo foi o auge do quarteto. O programa Os Trapalhões era líder absoluto de audiência e a única atração de entretenimento da emissora, por muitos anos, que conseguia bater Silvio Santos no SBT aos domingos.

O sucesso foi tão grande que foi vendido para diversos países, incluindo Angola, Canadá, Estados Unidos e Portugal.  Em 1995, a SIC (Sociedade Independente de Comunicação) apresentou uma versão portuguesa do programa, que contou com a participação de Renato Aragão, Dedé Santana e Roberto Guilherme, além de um elenco de atores portugueses.

Os Trapalhões: Doença de Zacarias

Em uma entrevista ao Real Podcast, Dedé Santana relatou que percebeu que o amigo Mauro Gonçalves, o eterno Zacarias, guardava segredo sobre o estado de saúde dele.

 “Ele já vinha meio doente, fazia uns regimes malucos porque não queria engordar (...) deixou de comer", contou. Dedé fez um filme e ali reparou que algo estava diferente com Zacarias. “As maiores cenas eram comigo e eu senti que ele tava... [frágil] e falava: 'deixa que eu faço isso' e tal. Eu falei 'olha, o Mauro [verdadeiro nome de Zacarias] tá ruim'."

Zacarias afirmou que estava indo ao médico, mas ele desapareceu após o fim das gravações. “Procuramos e não achávamos na casa dele e nem em lugar nenhum. Já tava pra voltar o programa e cadê o Zacarias? Sumiu. Até que uma pessoa falou pra gente 'ele tá em casa, mas ele não atende ninguém, ele só atende o fulano', que era um cara que trabalhava com a gente”.

Dedé, Renato Aragão e Mussum se reuniram e foram até a casa do humorista. “Quando abriu a porta, ele viu a gente e não tinha como... tava a pele e osso, desfigurado”, relembrou. “Mas não teve jeito”, completou. Oficialmente, Mauro Gonçalves morreu de insuficiência respiratória, aos 55 anos, em 1990.

Qual foi o motivo da morte de Mussum?

A morte de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum, ocorreu em 29 de julho de 1994,  aos 53 anos de idade, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A causa da morte foi uma infecção pulmonar, que se agravou após uma cirurgia para retirada de coágulos sanguíneos no tórax.

Mussum estava internado devido a uma miocardiopatia dilatada, que levou a um transplante de coração bem-sucedido. Entretanto, o humorista passou a apresentar problemas após a cirurgia, que culminaram na infecção pulmonar que o levou a óbito.

"(Ele) Faz falta. Eu às vezes olho na internet, me dá uma saudade muito grande, cara morreu novo. Ele era companheirão mesmo. Não é por ter falecido, a gente era amigo mesmo. Ele era muito companheiro meu".

Dedé Santana ao Gshow

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

A Briga dos Trapalhões

Em 1983, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias brigaram pela divisão do dinheiro arrecadado pelos programas e filmes. Na época, Renato Aragão assumiu Os Trapalhões, e o restante do grupo fundou a empresa DeMuZa para administrar seus contratos e negócios. Posteriormente, eles fizeram um acordo e selaram as pazes.

“O afastamento trazia problemas para todos nós e eu senti mesmo a falta do grupo nesse período de férias, quando a Globo começou a reprisar nossos filmes. A cada instante eu lembrava de nossos momentos juntos, quando filmamos nos Estados Unidos, coisa que brasileiro algum fez nesses últimos 35 anos. A luta em Serra Pelada, a passagem por Marrocos… muito trabalho, tanta coisa bonita que vivemos juntos. Sempre houve entre nós união e respeito”, declarou Dedé ao jornal O Globo na época.

A 1ª abertura de Os Trapalhões

A primeira abertura de Os Trapalhões na Globo foi concebida por Hans Donner em 1977. Era um desenho animado que mostrava Didi, Dedé, Mussum e Zacarias em uma sequência de situações absurdas. Tudo ao som do tema instrumental que acompanharia o grupo ao longo dos anos, composto por José Menezes França, diretor musical do programa.

Imagem da thumbnail do vídeo

Os Trapalhões quase foi para o SBT

Os Trapalhões 50 anos: Brigas, contrato com Silvio Santos e causa da morte de Zacarias

No programa A Tarde é Nossa, da SCC, afiliada do SBT em Santa Catarina, Dedé Santana contou um segredo dos tempos de Os Trapalhões. Ele disse que o grupo quase foi para o SBT na década de 1980, quando só Renato Aragão tinha contrato com a Globo e os outros três estavam livres.

Dedé revelou mais sobre o assunto, dizendo que eles até tinham um espaço reservado na emissora de Silvio Santos. A história veio à público depois que Dedé respondeu se o apresentador tinha interesse em contratá-los para seu canal.

"Silvio teve um problema de voz, de garganta, e a Globo tinha contratado o Gugu Liberato. Ele foi lá falar com o doutor Roberto Marinho, que disse que liberava o Gugu se ele desse a gente de volta. Pouca gente sabe disso. A gente não chegou a estrear, eu cheguei no SBT e tinha lá 'sala dos Trapalhões', tinha tudo lá e acabou que a gente não estreou e nem o Gugu estreou na Globo. E o Gugu deu graças a Deus porque ele era apaixonado com SBT", disse o humorista.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado