Revelações

Silvio Santos conta como Tom e Jerry ajudou na contratação do Bozo no SBT; assista ao vídeo raro de Natal

Apresentador contou detalhes durante um especial do seu programa no SBT em 1988


Montagem com Bozo, Tom e Jerry e Silvio Santos
Silvio Santos conta como surgiu a ideia de contratar o Bozo - Foto: Montagem/NaTelinha

Em um especial de Natal do seu programa no SBT em 1988, Silvio Santos revelou o motivo pelo qual comprou os direitos de licenciamento do Bozo, em busca de ampliar a programação infantil na TV. Além disso, o apresentador afirmou que a chegada do palhaço ao Brasil foi um marco na televisão - que mudou a grade de outras emissoras -, fazendo surgir artistas como Xuxa Meneghel, Mara Maravilha, Sérgio Mallandro e Angélica (vídeo no fim da reportagem).

No programa, Silvio Santos contou que buscava uma figura infantil para comandar a grade do SBT numa época em que as crianças não tinham espaço na programação das outras TVs. Historicamente, o dono do Baú sempre trabalhou com a estratégia de contraprogramação. Foi nesse momento que ele se lembrou do Bozo, que foi criado em 1946 pelo empresário e escritor Alan Livingston.

Novo Esqueceram de Mim nunca foi exibido na Globo no Natal; saiba o motivo

Drogas, estupro e mais: por onde anda o elenco de Esqueceram de Mim? 

Após a apresentação do palhaço no PSS Especial de Natal, Silvio Santos iniciou: “O símbolo das crianças brasileiras, embora seja uma figura internacional, eu ainda me lembro quando pensamos aqui no SBT em fazer uma programação infantil. E na televisão, nós não tínhamos programas infantis até que os desenhos daquela época também não fossem apresentados com muita frequência na televisão. Era um desenho ou outro que aparecia na televisão”.

O apresentador continuou: “Quando ganhei o SBT, eu lembrei das minhas filhas, que eram crianças, e eu lembrei do Silvio Santos também, que quando era criança, até ia ao cinema no Rio para ver as ações do Tom e Jerry. E quando eu pensava numa figura infantil, eu me lembrei que nos Estados Unidos e que no mundo todo tinha um palhaço chamado Bozo e que durante muitos anos, o palhaço Bozo era a alegria da garotada com a sua figura fora do comum, com os seus cabelos, com o seu sorriso, com o seu nariz. O Bozo encantava o mundo todo".

“Então, eu me lembro que fui aos Estados Unidos e eu conversei com o Bozo e pedi que o Bozo mandasse um representante dele ao Brasil. E o Bozo americano que foi lá e mandou um Bozo para o Brasil e de lá para cá, nós estamos tendo a felicidade, estamos sempre tendo conosco em nossos programas o palhaço internacional, que é o Bozo”

Silvio Santos

Sucesso de Bozo ajudou no surgimento de Xuxa, Mara, Sérgio Mallandro e Angélica, disse Silvio Santos

Silvio Santos trouxe o Bozo para o Brasil em 1980, logo após criar a TVS (TV Studios), que atualmente é o SBT Rio. O palhaço animava as crianças de São Paulo pela Record, que era de Silvio junto com a TVS, até que ele inaugurou o SBT, em 19 de agosto de 1981. Os direitos do personagem pertenciam ao americano Larry Harmon (1928 -2008).

E concluiu: “Depois do Bozo, vieram o Capeta (Sérgio Mallandro), a Mara, a Xuxa, a Angélica. Bom, depois do Bozo, vieram outros artistas brasileiros que alegram com os seus gestos, que alegram com a sua maneira de ser as crianças do nosso país. Então, o Bozo, na minha opinião, é um símbolo, é um símbolo da minha geração, é um símbolo desta geração e eu tenho certeza que, assim como o Pica-Pau, que assim como o Tom e Jerry, que assim como Pernalonga, o Bozo também será um símbolo das futuras gerações”.

Assista ao vídeo de Silvio Santos com Bozo em 1988:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado