Consciente

Marieta Severo fala pela 1ª vez sobre câncer no endométrio e diz que tirou útero e ovários

A atriz foi diagnosticada na fase inicial da doença


Marieta Severo olhando para a câmera, com sorriso tímido
Marieta Severo falou sobre a importância da vacina contra o HPV - João Miguel Júnior/TV Globo

Marieta Severo falou pela primeira vez sobre ter tido câncer no endométrio. A atriz disse que descobriu a doença ainda em estágio inicial e, por isso, não precisou fazer quimioterapia, mas retirou o útero e os ovários.

A veterana revelou o diagnóstico ao ser perguntada acerca do motivo que a levou a se tornar madrinha do Setembro em Flor. A iniciativa foi criada em 2021 pelo grupo EVA, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e trata sobre prevenção e diagnóstico precoce de tumores ginecológicos.

Bailarino pode ser pivô da separação de Lexa e MC Guimê

Lucas Lucco abre o jogo e revela se teve um caso com Luan Santana

Como madrinha da campanha, Marieta Severo gravou um vídeo chamando a atenção para a importância de se vacinar contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero. "Meu oncologista me pediu. Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia", revelou a veterana.

Em entrevista ao jornal O Globo, a artista, que encerrou seu contrato com a Globo após 40 anos, destacou que sente como se tivesse uma missão a cumprir: "Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram...".

Marieta Severo diz que netos se vacinaram contra o HPV

Ainda pela mesma publicação, Marieta Severo foi questionada se suas netas se vacinaram contra o HPV e não titubeou ao responder: "Claro, todas. E o único neto também. Vacina é vitória da Humanidade".

Na rede pública, a versão quadrivalente do imunizante contra o HPV é disponibilizada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já nas clínicas privadas, a vacina nonavalente custa cerca de R$ 900 reais para idades entre 9 e 45 anos.

De acordo com especialistas, se detectado em fase inicial, o câncer ginecológico apresenta grandes chances de sucesso no tratamento.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado