Um Lugar ao Sol

Avó em nova novela, Marieta Severo diz: "Tendência da sociedade é deixar velhos de lado"

Atriz interpreta Noca, avó de Lara em Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove, que estreia dia 8 na Globo


Marieta Severo com o cabelo branco para viver vó Noca na novela Um Lugar ao Sol
Marieta Severo será Noca, avó de Lara (Andréia Horta) na novela Um Lugar ao Sol - Fábio Rocha e João Miguel Junior./Globo

Marieta Severo, 74 anos, aparecerá com os cabelos brancos assumidíssimos no papel de Noca, avó de Lara (Andréia Horta) em Um Lugar ao Sol, primeira novela das nove inédita na pandemia, que estreia no dia 8 de novembro na Globo. Longe das tramas desde O Outro Lado do Paraíso (2017), a atriz comenta que sua personagem é uma sobrevivente de um machismo e de uma falta de oportunidade, mas tem a sabedoria da vida. "Tem pouca instrução, mas é extremamente sábia", comenta ela, que destaca a empatia de vó Noca na compreensão dos outros.

"É um lugar especial da avó, dar voz para isso é muito importante porque a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora e esse lugar da avó é absoluto, do afeto puro, é muito precioso, você não tem as responsabilidades da educação. Acho sábio por parte da Lícia (Manzo, autora) dar voz e importância às pessoas dessa faixa etária e ao que elas tem a dizer".

Noca perdeu uma filha em um acidente de carro e sente orgulho de ter conseguido, sozinha, criar e formar a neta em Gastronomia. Apesar das dificuldades da vida, é uma mulher positiva, incentivadora e a maior influência na vida de Lara. A personagem, que começa a trama cuidando de uma cantina de colégio no interior de Minas Gerais, é ainda uma mulher ativa sexualmente e profissionalmente e vai movimentar as crenças dos frequentadores da terceira idade de seu restaurante, ‘Escondidinho da Noca’, localizado no bairro do Méier, subúrbio do Rio de Janeiro.

"Ela enxerga a causa do outro e toma para si aquela luta, isso é muito bonito. A melodia da Vó Noca é 'levanta, sacode e dá a volta por cima'. Para mim, conviver com ela, absorver as coisas dela para a minha vida, foi muito bom, importante".

Marieta Severo comenta relação de Noca com Lara: "Neta é mais careta que ela"

Avó em nova novela, Marieta Severo diz: \"Tendência da sociedade é deixar velhos de lado\"

Formada em Gastronomia e muito determinada, Lara viverá uma paixão intensa por Christian (Cauã Reyond) e a dor quando acredita que seu grande amor morreu, quando na verdade ele assumirá a identidade do seu irmão gêmeo Renato. Vó Noca tem esse papel de ser o porto seguro da neta desde a infância e em todos os momentos de sua vida.

"A neta foi criada por ela, elas criaram uma liga, são as duas no mundo. Noca não só soube conduzir essa neta em relação a essa grande dor da perda dos pais, ela encaminhou para ela lidar com essa dor de maneira positiva. Essa neta é portadora dos melhores valores, é muito bonita a condução na vida desses personagens".

Apesar de ser mais velha, a avó muitas vezes chega para "bagunçar esse coreto" da neta. "É bonito você ver, a neta é mais careta do que ela. Ela está sempre ampliando horizontes, ela não quer o convencional, ao mesmo tempo a neta tem tendência a colocar as coisas de maneira precisa. Esse contraponto, ela é mais solta na vida do que a neta, é muito bonito, estabelece uma relação muito rica entre os personagens".

Marieta Severo diz que trabalhar na pandemia "foi redentor"

Marieta Severo explicou como foi gravar uma novela inteira durante a pandemia. Apesar de todas as dificuldades dos protocolos de segurança, que envolviam testes de covid diários e uso de máscaras durante os ensaios, ela considera positivo ter tido mais tempo para gravar a novela e comemora por poder sair para trabalhar neste período tão difícil no mundo todo. A Globo precisou suspender por um período as gravações da novela, em dezembro, depois que Marieta contraiu a covid-19.

"Poder ter um personagem como a salvadora para estudar, entrar no universo dela, tudo isso foi redentor. Não sei o que seria de mim se não tivesse essa ficção para ajudar a passar esse período difícil. A gente com todas as precauções e cuidado pode lidar com essa coisa de misteriosa".

Entrar em cena sem máscara após todos os ensaios com ela, também causou um certo estranhamento durante a interação entre os atores em cena. "Você via só aquele olho, quando tiravam as máscaras, falavam "gravando, ação", são estímulos novos. Tem uma qualidade extrema da novela entrar no ar que é você poder fazer menos cenas por isso. A gente não tinha o ritmo normal da novela que é gravar 30 cenas por isso, essa chance foi especial, acho que o resultado dela também estará no ar".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado