Por onde andam

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

Veja como estão hoje as dançarinas que protagonizaram o Carnaval da Globo


Valéria Valenssa, Giane Carvalho, Aline Prado, Nayara Justino e Erika Moura ocuparam posto de Globeleza
Valéria Valenssa, Giane Carvalho, Aline Prado, Nayara Justino e Erika Moura: Saiba por onde andam as 5 dançarinas que ocuparam o posto de Globeleza - Fotos: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 09/02/2023 às 05:43,
atualizado em 09/02/2023 às 11:02

A cobertura do Carnaval da Globo segue com o título Globeleza, apesar de o título ter sido descontinuado pela emissora oficialmente no ano passado. Desde a década de 1990, uma dançarina seminua anunciava, em uma vinheta nos intervalos da programação, que a folia estava se aproximando. A pioneira foi Valéria Valenssa, substituída após 14 anos no posto.

Confira, a seguir, como estão hoje as 5 dançarinas que ocuparam o posto de Globeleza:

Valéria Valenssa (1991-2004)

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

A mais famosa das Globelezas, Valéria Valenssa ocupou o posto por 14 anos. Hoje aos 51, ela trabalha como empresária, palestrante e repórter, além de tocar um trabalho como influenciadora digital, com um canal no YouTube, dedicado à área de moda e beleza. A famosa tem dois filhos, entre 17 e 19 anos, frutos do casamento com o designer Hans Donner.

No ano passado, ela descartou a ideia de voltar a desfilar ou reassumir o posto de musa do Carnaval. “Acho que tudo tem seu tempo, vivi isso aqui há muitos anos e intensamente. Saí num momento certo. Não voltaria a desfilar, o mais gostoso é sentir saudade, ter aquela imagem”, disse em entrevista à revista Quem, enquanto assistia ao Desfile das Campeãs.

Giane Carvalho (2005)

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

Giane Carvalho foi a Globeleza por apenas um ano, em 2005, após ser escolhida em um concurso no extinto Domingão do Faustão. Sua única aparição foi nos minutos finais da tradicional vinheta, assim que a veterana Valéria Valenssa deixou o vídeo, passando o posto para a novata.

Na ocasião, Giane apareceu com os seios à mostra, com detalhes feitos por efeitos visuais de computador. Sem explicações na época, a dançarina foi substituída já em 2006. Hoje, com 40 anos, ela leva uma vida longe dos holofotes e nem sequer tem um perfil ativo nas redes sociais.

Aline Prado (2006-2013)

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

Aline Prado foi a segunda Globeleza a ficar mais tempo no ar. Ao todo, foram oito anos no posto. Na época de sua saída, ela revelou em entrevistas que tinha o sonho de estudar atuação. Hoje, aos 36, trabalha como atriz, apresentadora e bailarina. Na TV, já fez novela na Record, com uma personagem de destaque em Jezabel (2019). Os papéis mais recentes foram no cinema.

Em entrevista ao NaTelinha em 2019, Aline revelou como lida com a fama: “Não me considero uma pessoa famosa. E também não acho que minha relação seja relevante pra quem não convive comigo. Acho esse tipo de exposição uma besteira”. Ela também falou com carinho da época em que era a Globeleza: “Foi uma experiência engrandecedora em todos os sentidos. Tive vários momentos lindos e importantes que levarei comigo pra sempre”.

Nayara Justino (2014)

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

Nayara Justino foi outra a ocupar o posto de Globeleza por apenas um ano, em 2014. Depois de sua saída do canal, a jovem revelou que sofreu preconceito dentro da própria emissora por ser considerada "negra demais", o que teria motivado sua substituição logo em 2015. Após estrelar a campanha do canal carioca, ela migrou para a Record.

Como atriz, Nayara fez a novela Escrava Mãe (2016). Já em 2017, foi campeã do Power Couple Brasil 2, ao lado do marido, o empresário Cairo Jardim. Atualmente, com 34 anos, ela também atua como influenciadora digital e mostra, nas redes sociais, sua rotina de atividades físicas a mais de 70 mil seguidores no Instagram.

Erika Moura (2015-2020)

De sumiço a acusação de racismo: O que aconteceu com as 5 Globelezas?

Erika Moura foi a Globeleza por seis anos, período em que o posto passou por reformulações. A modelo deixou de aparecer seminua e começou a entrar no ar vestida, também repleta de adereços pelo corpo em referências aos diversos Carnavais pelo Brasil. Em 2022, já em meio às mudanças da festa por conta da pandemia, o cargo deixou de existir.

Com 30 anos, a dançarina contou, em entrevista exclusiva ao NaTelinha, que se formou em educação física e passou a trabalhar na área. Ela também segue trabalhando como dançarina, se apresentando em shows de Carnaval, e dando aulas de samba. Em abril, Erika dá à luz a Miguel, fruto da relação com o músico e fisioterapeuta Jorge Henrique.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado