Sem beleza

Globo acaba com tradição e Carnaval fica sem Globeleza após 30 anos

Emissora decidiu acabar com a figura da Globeleza para o Carnaval


Erika Moura Globeleza, posada de braços abertos com corpo pintado
Globo acaba com tradição e Globeleza deixa de existir após 30 anos - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 22/03/2022 às 17:48,
atualizado em 22/03/2022 às 18:44

Mesmo com a transmissão dos desfiles das escolas de samba confirmada para abril, a Globo decidiu acabar com a tradição de 30 anos e Globeleza vai deixar de existir. A emissora aboliu a figura da mulher negra como representante do período festivo em sua programação. Tampouco o canal se preocupou em fazer uma vinheta em estúdio como sempre fazia.

Agora para o vídeo promocional do Carnaval, a emissora decidiu reprisar cenas dos desfiles passados com a música oficial da data da Globo, composta por Jorge Aragão e José Franco Lattari, famosa na voz de Neguinho da Beija-Flor, dessa vez regravada por Teresa Cristina.

Os vídeos já estão disponibilizados nas redes sociais da emissora e vão ser veiculados na programação do canal até o dia dos desfiles, em abril. 

"Tive uma alegria muito grande, que não cabe dentro de mim. Quando recebi o convite, sonhei com isso por três dias seguidos. Entrava no meu sonho, era muito doido. Sonhei que eu estava em Londres, no Big Ben, e de repente estava cantando o samba do carnaval da Globo. Estava andando na praia em Saquarema e de repente estava cantando o samba do carnaval da Globo. Sabe? Tô no Jardim Zoológico e vem o samba da Globo."

Teresa Cristina

Veja a nova vinheta:

O fim da Globeleza

Globo acaba com tradição e Carnaval fica sem Globeleza após 30 anos

A figura da Globobeleza surgiu na emissora no início da década de 1990. A vinheta, criada pelo designer Hans Donner, consistia em uma mulher negra nua, coberta por purpurinas ou efeitos visuais, sambando ao som da música tema do Carnaval da Globo.

A primeira mulher a aparecer na vinheta foi Valéria Valenssa, que ficou eternamente marcada por protagonizar os vídeos por 14 anos. Após sua primeira gravidez, outras mulheres assumiram o posto, como Giane Carvalho (no Carnaval de 2005), Aline Prado (nas vinhetas de 2006 a 2013), Nayara Justino (em 2014), e Erika Moura (desde 2015).

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado