Entrevista exclusiva

Por onde anda Erika Moura, a última Globeleza?

Grávida de 8 meses, dançarina diz ter sido pega de surpresa com fim do posto na Globo e espera convites para o Carnaval: “Estou aqui para desfilar!”


Erika Moura, a última Globeleza
"Acho bacana a parte de reformulação, de mudança e inovação, mas é claro que a gente sente falta", diz Erika Moura sobre fim do posto de Globeleza - Foto: Reprodução/Globo/Instagram
Por Walter Felix

Publicado em 03/02/2023 às 04:00,
atualizado em 03/02/2023 às 11:14

Há 20 anos, quando ocupava o posto de Globeleza, Valéria Valenssa aparecia grávida na tradicional vinheta de Carnaval da Globo. É também de barrigão que sua sucessora Erika Moura se encontra exatas duas décadas depois. Nesta entrevista exclusiva ao NaTelinha, a dançarina – que ocupou o posto na TV entre 2015 e 2020 – comenta o fim da tradição e revela que aguarda convites para os desfiles de 2023, realizados daqui duas semanas.

“É uma imagem bem bonita que eu guardo, uma das lembranças mais marcantes para mim, a Globeleza grávida”, comenta Erika Moura, que tinha apenas 10 anos na época da referida campanha da Globo. No ano passado, a dançarina desfilou pela Mocidade Alegre, escola que também marcou sua estreia na avenida, em 2009. Hoje, lamenta não ter tido espaço na Marquês de Sapucaí em 2023:

“Não vou desfilar este ano. Fui a alguns ensaios da Mocidade Alegre e tive muita vontade, mas não aconteceu. Várias pessoas estão me perguntando sobre isso, porque seria muito bacana desfilar grávida. Acho que é o sonho de quem desfila. Seria incrível, mas, pelo menos até agora não tive nenhum convite.”

Erika Moura

Com 34 semanas de gestação, ela espera a chegada de Miguel para a segunda semana de março. O filho é fruto da relação com o músico e fisioterapeuta Jorge Henrique. Eles se conheceram em um show do grupo da Mocidade Alegre e moram juntos há um ano. “Estamos vendo se a gente participa do Carnaval de alguma forma este ano”, torce.

Erika Moura aprova reformulação, mas sente falta da Globeleza

Por onde anda Erika Moura, a última Globeleza?

O posto de Globeleza passou por mudanças em 2017. Naquele ano, a sambista já aparecia vestida por várias peças e cercada por outros dançarinos. O esquema se repetiu até 2020, último ano em que Erika Moura deu as caras nessa posição. Em 2021, já em meio a pandemia da Covid-19, não houve desfile. No ano passado, o posto deixou de existir.

“Fui pega de surpresa na época. Meu contrato acabou no final de maio de 2021. Já vinham com esse planejamento, tentando tirar o contexto [da vinheta] de apenas uma pessoa, apesar de o ícone ser ‘a Globeleza’. Inclusive, eles ainda mantêm o nome Carnaval Globeleza [para a cobertura realizada pela emissora]”.

Erika Moura

O objetivo foi dialogar com novos tempos, em que a exploração do corpo feminino já não cabia mais na TV. Erika opina: “Acho bacana a parte de reformulação, de mudança e inovação, mas é claro que a gente sente falta. Eu, principalmente (risos). Cresci vendo a Valéria Valenssa, que foi um marco como a Globeleza, ficou 14 anos nesse posto”.

Deixar o posto de Globeleza permitiu que Erika Moura voltasse aos desfiles do Carnaval. “Como contratada da Globo, acabei restrita nas escolas de samba, porque não queriam fazer associação com a emissora. Podiam falar que tal escola teria sido favorecida porque eu estava nos desfiles”, relembra a dançarina.

“Saindo do posto, consegui voltar. Inclusive desfilei no ano passado pela escola que comecei, em 2009, a Mocidade Alegre”, comenta. Nos últimos anos, ela se formou em educação física, passou a trabalhar como personal trainer e também seguiu com os trabalhos como dançarina. Ela faz shows como passista, dá aulas de dança e ministra workshops.

“Emoções ficam à flor da pele”, diz Erika Moura, que espera o primeiro primeiro

Por onde anda Erika Moura, a última Globeleza?

Aos 30 anos, Erika Moura aguarda com tranquilidade a chegada do primeiro filho. “Tem sido diferente de tudo o que falam. Cada mulher tem um jeito de sentir e de curtir a gravidez. Graças a Deus, não tive nenhum percalço. O máximo são uma dorzinha ou outra no corpo e alguns enjoos no começo, mas era estresse. Só as emoções que ficam à flor da pele.”

[[Erika Moura][“É tudo muito novo. Estou em uma idade gostosa para viver essa experiência. Já pude estudar, viajar e curtir bastante. Agora é o momento de parar um pouquinho.”

Erika pretende voltar à ativa cerca de dois a três meses após o parto, assim que Miguel estiver adaptado. Ela comemora o fato de o Carnaval poder ser celebrado na data correta – no ano passado, foi em abril, por conta das restrições da pandemia da Covid-19 no início do ano –, e termina a entrevista deixando um recado:

“Estou muito ansiosa para este Carnaval e feliz de estar acontecendo no momento certo, em fevereiro, fluindo bem. Que todas as escolas possam brilhar lindamente. Também estou aberta às escolas. Quem quiser me chamar, ainda que nestes acréscimos (risos), estou aqui para desfilar!”

Erika Moura
Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado