Bela causa!

Dia Mundial do Veganismo: 5 famosas e os motivos que as tornaram veganas

Tatá Werneck, Sonia Abrão e Xuxa são algumas das defensoras dos animais


Montagem de fotos de Tatá Werneck, Sonia Abrão e Xuxa Meneghel
Tatá Werneck, Sonia Abrão e Xuxa Meneghel já falaram sobre o veganismo - Reprodução

Nesta terça-feira (1º), se comemora o Dia Mundial do Veganismo. A data foi criada para celebrar o 50º aniversário da fundação desse movimento de organização e para marcar a criação dos termos relacionados à causa, como 'vegano'. Diversas celebridades brasileiras, como Xuxa Meneghel, Tatá Werneck, Luisa Mell, Sonia Abrão e Isabelle Drummond falam abertamente sobre seu estilo de vida, os motivos que as fizeram mudar os hábitos e os benefícios.

Diferentemente do vegetarianismo, em que os adeptos optam por não incluir carne em sua dieta, mas existem várias ramificações, como lactovegetarianos e ovolactovegetarianos, em que ainda se consomem derivados, a exemplo de leite e ovos, no veganismo se evita todo tipo de produto de origem animal.

O Dia Mundial do Vegano celebra, em todo o planeta, um ato de protesto contra o consumo de tudo o que for de origem animal. Mais estritos que os vegetarianos, entenda porque cinco famosos optaram por aderir ao movimento do veganismo e conheça suas experiências:

Xuxa Meneghel

Xuxa Meneghel sorrindo e sentada na grama

Xuxa Meneghel se tornou vegana em 2018 e disse que sua decisão se deu por amor. "Há muitas razões para experimentar o veganismo: pela natureza, por nossa saúde, pelo futuro do planeta. Eu já escolhi a minha razão: por amor aos animais", pontuou, em um vídeo para a Veganuary.

Já em julho deste ano, em participação da Bienal do Livro de São Paulo para lançar o livro Mimi - A Vaquinha Que Não Queria Virar Comida, a apresentadora também falou sobre outro "benefício" da causa: homens veganos teriam "mais ereções", enquanto mulheres ficariam com "mais vontade de transar".

Porém, a loira já disse que não se considera 100% vegana porque ainda não conseguiu parar de utilizar produtos que não sejam de origem animal em trabalhos. "Possivelmente vocês ainda podem me ver em uma publicação (não paga, como editorial de moda) usando produtos que podem a vir não ser veganos, ou 'cruelty free', porque muitas vezes quando sou 'convidada' e não paga pra vestir algo, os produtores não se preocupam com isso, já que ainda não temos muitas coisas 'veganas' no ramo da moda", escreveu, em um comentário no Instagram.

"Mas sempre disse que minha alimentação é a base de plantas. A minha alimentação é vegana, mas meu trabalho e minha vida não me permitem ser 100% vegana. Um dia farei e serei, portanto, é de extremo mal gosto falarem de algo que ainda estamos longe de conseguir", completou ela.

Tatá Werneck

Tatá Werneck de lado, usando rabo de cavalo e sem sorrir

Tatá Werneck não come carne há mais de 15 anos e se tornou vegana por questões ideológicas. A apresentadora do Lady Night já falou abertamente sobre o assunto em suas redes sociais e em entrevistas.

"Não consigo comer nada animal. Fiquei três anos assim, mas acabei voltando a comer queijo e peixe. Agora não, estou firme no propósito. Mas é muito difícil, tenho sempre que levar algo na bolsa para comer. As pessoas não estão preparadas para receber um vegano", contou, em 2016.

Na mesma época, assim como Xuxa, ela ressaltou que ainda não tinha conseguido deixar de utilizar todos os produtos que são de origem animal. "Na verdade, eu descobri que sou uma vegetariana estrita, isso porque o vegano vai muito além de uma restrição alimentar. Ele não usa nada de couro, nenhum produto que seja testado em animais. Eu pretendo fazer isso, mas ainda não consegui", lamentou, no Altas Horas.

Luisa Mell

Luísa Mell sorrindo, de cabelos soltos, perto de painel com tema de fundo do mar

Luisa Mell se tornou vegana pelo amor aos animais e já declarou que o veganismo é a única solução para uma sociedade sustentável. Ativista, a loira usa suas redes sociais para divulgar a causa e está sempre envolvida em ações de resgate e proteção aos bichinhos. Ela disse até que em seu armário não existe mais nada de couro.

A famosa não come carne vermelha há mais de 25 anos e, depois de um tempo também retirou os derivados de sua dieta, como ovos e leite. Em 2018, ela fez uma postagem sobre seu corpo e compartilhou com os seguidores uma questão:

"Quando parei de comer carne vermelha, há 20 anos, me falavam que ia ficar com aparência envelhecida, que ia ficar sem músculos e ficar anêmica. Quando me tornei vegana, então, tiveram certeza. Pois bem, aqui estou orgulhosa da minha aparência, saúde e vitalidade. Treino bastante graças ao @coachlopes1 e me alimento bem seguindo meus mestres, @paulagandin e @drericslywitch, 4 anos sem crueldade só fizeram bem a este corpo. E mesmo se não fizesse, só o que faz pela alma...", escreveu ela.

Já em 2021, após uma cirurgia, ela agradeceu a um hospital de São Paulo por ter menu vegano e disse que, anteriormente, "passou fome" ao ficar internada porque não tinham alimentos que ela pudesse ingerir. "Este post é para agradecer as inúmeras mensagens de carinho de vocês e para agradecer o hospital Einstein por agora ter comida vegana de qualidade".

Sonia Abrão

Sonia Abrão sorrindo com o braço estendido e cabelos soltos

Sonia Abrão se tornou adepta ao veganismo há cinco anos e assumiu esse estilo de vida pensando no sofrimento dos animais. "Há cinco anos me tornei, na verdade, uma aprendiz do veganismo, porque esse é um processo de transformação profunda de vida, de visão de mundo, e não acontece do dia para a noite. Estou feliz com o caminho que escolhi, em paz comigo mesma, pois, agora, minha alimentação é sem crueldade no prato, não depende do sofrimento e morte de nenhum outro ser", celebrou, em entrevista à revista Ana Maria.

"Acho que essa mudança já vinha se desenhando dentro de mim há um tempão, sempre me incomodou muito gostar de carnes, ainda mais com pai e irmão vegetarianos. Para comer, eu precisava imaginar que peito de frango dava em árvore, que existia plantação de filé. E entrava em pânico com a visão de leitão assado com uma maçã na boca, peixe inteiro ao forno servido com aqueles olhos vidrados e até quando soube que o molho da galinha à cabidela era feito com o próprio sangue da ave", continuou ela.

A titular do A Tarde É Sua disse que parar de comer tudo de repente foi um choque para seu organismo e, após se sentir fraca, buscou a ajuda de profissionais. "Foi quando procurei um médico e ele me disse que estava tudo errado, que era necessário fazer uma transição, ir mudando a alimentação por etapas. Fiz isso com a orientação de uma nutricionista. E minha saúde vai muito bem, obrigada", destacou.

Isabelle Drummond

Isabelle Drummond de roupa cor de rosa e cabelos presos

Em 2017, Isabelle Drummond falou que se tornou vegana por não concordar com a forma como os animais são tratados. A atriz é dona da Levê Pocket, uma marca de alimentos vegana. Ela não come carne nem derivados.

"Quis criar a empresa justamente para incentivar as pessoas a comerem menos carne. Queria dar opções boas para elas, por isso temos pratos veganos, vegetarianos, e também pensamos muito qual a carne usaríamos, que é a carne verde – onde os animais vivem soltos e só comem pasto", frisou.

Em entrevista à Harper's Bazaar, em 2019, a eterna Emília do Sítio do Picapau Amarelo falou sobre o assunto: "“Eu priorizo a alimentação vegana, mas é uma coisa natural minha. Eu acredito que existem várias soluções para a questão vegana. Eu sou defensora da causa animal, já fui embaixadora de vários projetos e hoje temos alguns pensando ainda na ONG sobre os animais".

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado