Luto na Família Real

Morre Rainha Elizabeth II, aos 96 anos

Monarca, que estava no trono do Reino Unido há 70 anos, sofria de problemas de mobilidade desde o ano passado


Arte com a Rainha Elizabeth II
A Rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952 e foi coroada em 1953, tornando-se rainha após a morte de seu pai - Arte: NaTelinha
Por Redação NT

Publicado em 08/09/2022 às 14:33,
atualizado em 08/09/2022 às 14:40

Morreu na tarde desta quinta-feira (8), aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II. A monarca, que sofria de problemas de mobilidade desde o ano passado, teve uma piora recente no estado de saúde, e membros da Família Real Britânica foram convocados às pressas no período da manhã.

O Príncipe Charles, de 73 anos, é o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico. O filho mais velho de Charles com a Princesa Diana (1961-1997), o Príncipe William, é, por sua vez, o segundo na linha de sucessão.

 A Rainha Elizabeth II passou os últimos dias no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde passava o verão desde 21 de julho. Por conta dos problemas de saúde, a majestade cancelou solenidades recentes e foi substituída pelo Príncipe Charles em outros eventos.

"A Rainha morreu em paz no Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha consortes permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", diz o comunicado da Família Real publicado às 14h30 (Horário de Brasília), nas redes sociais. Confira:

Relembre a trajetória da Rainha Elizabeth II

Morre Rainha Elizabeth II, aos 96 anos

A soberana do Reino Unido teve o reinado mais longo da Grã-Bretanha e estava no trono há mais de 70 anos. Assumiu o posto em 1952 e foi coroada em 1953, tornando-se rainha após a morte de seu pai.

Nascida em Londres, em 21 de abril de 1926, Elizabeth Alexandra Mary era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Na época do nascimento, o rei era seu avô Jorge V, e seu pai era o segundo na linha de sucessão ao trono inglês.

Em 1936, Jorge V morreu e o tio de Elizabeth, Eduardo VIII, foi coroado. O reinado dele durou menos de um ano porque o monarca abdicou do trono para se casar com uma norte-americana divorciada chamada Wallis Simpson.

O irmão, pai de Elizabeth, foi então coroado no fim de 1936 como Jorge VI. Com isso, ela se tornou a herdeira imediata do trono britânico, o que ocorreu com a morte do genitor, em 1952, cinco anos após se casar com o Príncipe Philip, pai de seus filhos.

O estilo discreto, avesso a entrevistas e aparições na mídia, marcou a trajetória da rainha. Em 2017, ela recebeu o Jubileu de Safira por ter completado 65 anos no trono. Foi a única monarca a receber essa homenagem em toda a história da monarquia britânica.

No ano passado, morreu o seu marido, o Príncipe Philip, aos 99 anos, a dois meses do centenário. Em 1947, ele havia abdicado de seu título de nobreza na Grécia e na Dinamarca, para se naturalizar britânico e se casar com Elizabeth.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado