Angélica, Huck e Eliana: 10 famosos com raízes russas ou ucranianas
Tensão na Rússia e Ucraniana coloca o mundo em estado de alerta. Conheça celebridades com raízes entre os países envolvidos
Publicado em 25/02/2022 às 06:45
A Rússia invadiu e bombardeou a Ucrânia na madrugada de quinta-feira (24) e o mundo todo está em sinal de alerta. Capitaneado por Vladimir Putin, o país transcontinental reclama parte do território ucraniano. No Brasil e no mundo, diversas personalidades conhecidas têm raízes em ambas as nações, como Angélica, Luciano Huck e Eliana.
Há mais de um dia, as emissoras de televisão por assinatura como GloboNews, BandNews, Jovem Pan e CNN Brasil dedicam-se quase que inteiramente a falar sobre o tema e explicar o conflito que está assolando a Europa. Os efeitos para o brasileiro já podem ser sentidos através da volta do aumento do dólar e da Bolsa de Valores, repetindo o movimento mundo afora.
Abaixo, o NaTelinha lista famosos que possuem ascendência russa ou ucraniana. Confira:
Angélica
Atualmente com um projeto na HBO Max, a apresentadora que ganhou notoriedade com programas infantis na década de 1990 mistura a Ucrânia e Rússia, além de outros. A loira tem mistura polonesa, lituana, austríaca, portuguesa, croata, romena, moldava e indígena piquerobi. Seu sobrenome, contudo vem da Lituânia: Kšivickis.
Luciano Huck
O titular do Domingão é neto de um ucraniano. Seu avô é da cidade de Dnipro, quarta maior cidade do país. Em 2019, quando ainda comandava o Caldeirão, visitou a cidade de Prudentópolis, no interior do Paraná para o quadro Árvore dos Desejos. Por lá, o ucraniano é ensinado primeiro que o português e se impressionou como a cultura local foi preservada.
Eliana
Apresentadora do SBT, Eliana também tem ascendência russa e ucraniana. A origem vem por parte de sua mãe, Eva Michaelichen.
Lola Melnick
A bailarina Lola Melnick, que ficou conhecida por fazer parte de um time de jurados de programas do SBT como Se Ela Dança, Eu Danço e Cante se Puder, nasceu na extinta União Soviética. Ela é de origem de etnia russa em Odessa, RSS da Ucrânia (atual Ucrânia). Foi descoberta por Jô Soares em 2008. Sua entrevista com o ex-Globo teve milhões de visualizações no YouTube e logo foi convidada a integrar projetos como o Band e SBT Folia.
Leonardo DiCaprio
A avó materna de Leonardo DiCaprio era russa. "Pra mim, ela era a personificação da integridade e força interna", declarou ele à Interview Russia, em 2012. O ator, aclamado por papéis em filmes como Titanic (1997), ainda, disse que é "meio russo" devido às suas raízes.
Sylvester Stallone
O eterno Rocky Balboa também está ligado à Rússia e Ucrânia. Seus bisavós maternos Rose e Charles Labosz eram de Odessa. Na época, eram considerados empresários ricos, mas foram forçados deixar o país devido a motins violentos contra os judeus. Na ocasião, sofreram um incêndio criminoso que destruiu sua grande fábrica de seda.
Mila Kunis
Conhecida por seus inúmeros filmes, Mila Kunis nasceu em Chernivtsi, na Ucrânia, na época União Soviética, em 14 de agosto de 1983. Seu pai, Mark, era engenheiro mecânico e a mãe Elvora, professora de física. No ano de 1991, com o fim de URSS, mudou-se para os Estados Unidos para tentar uma vida melhor. De acordo com ela, aprendeu inglês assistindo televisão ao lado do irmão Mike.
Steven Spielberg
Famoso cineasta, Spielberg teve um avô por parte de mãe que veio da Odessa, atual Ucrânia. Ele cresceu comendo borscht, sopa de beterraba. No ano de 1993, quando produziu A Lista de Schindler, visitou Kiev pela primeira vez e conseguiu provar o prato que sempre comeu quando era mais jovem. "Desci do avião e disse: estou em casa!", declarou na época.
Steven Seagal
O ator conhecido por seus filmes de ação teve uma cidadania concedida pelo presidente Vladimir Putin em 2016. Mas, seus avós paternos, Dora Goldstein e Nathan Siegelman, emigraram para os EUA oriundos de São Petersburgo. Lá, Nathan mudou seu sobrenome para Seagal.
Sandra Annenberg
A apresentadora do Globo Repórter também tem sua história enraizada com a Rússia. Sandra tinha avós russos e romenos. Sua família veio para o Brasil no final dos anos 30 para escapar das guerras na Europa que marcariam toda uma década no Velho Continente.
- Ângelo Paes Leme
- Eduardo Sterblitch
- Maurício Mattar
- Maria Padilha
- Bárbara Paz
- Manuela Dias
- Marcello Antony
- Sandra Oh
- Marisa Orth
- Matheus Furlan
- Susana Garcia
- Joaquim Lopes
- Clara Moneke
- Paul McCartney
- Michel Blois
- Mariana Ximenes
- Kiria Malheiros
- Mariano
- Ana Paula Araújo
- Marcos Mion
- Dayanne Bezerra
- Frederico
- Claudinho Matos
- Manu Estevão
- Maria
- Victor Pecoraro
- Neymar
- Andressa Suita
- Evaristo Costa
- Kelly Key
- Jade Picon
- MV Bill
- Gabriela Prioli
- Boni
- Lan Lanh
- Paloma Bernardi
- Juca de Oliveira
- Zu Vedovato
- Cláudia Abreu
- Mariano Boni