Tudo Sobre Françoise Forton
"Gosto de personagens com cunho social ou que tenham uma mensagem sobre ser mulher porque gosto de ser mulher e quero que a gente seja vista como cidadã"
- Nome: Françoise Forton
- Nascimento: 08/07/1957
- Falecimento: 16/01/2022
- Signo: Câncer
- Estado civil: Casada
- Profissão: Atriz
- País: Brasil
- Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Françoise Forton foi atriz, famosa por papéis de destaque na TV, no teatro e no cinema. Filha de um francês e uma brasileira, morou em Brasília na infância e na adolescência, quando retornou à cidade-natal, Rio de Janeiro, e deu os primeiros passos na vida artística. A estreia na TV foi no fim da década de 1960, com uma ponta na novela A Última Valsa (1969), na Globo.
Após participações, ganhou um papel fixo como a rebelde Estrada de Fogo na novela Fogo sobre Terra (1974), de Janete Clair. O maior sucesso veio como a romântica Maria Tereza, a Tetê de Estúpido Cupido (1976), de Mário Prata. No último capítulo, a personagem vence um concurso de Miss Brasil, em uma cena que entrou para a história da TV.
Após o sucesso da novela de 1976, a atriz passou sete anos longe da TV, retornando em Sabor de Mel (1983), na Band. Ao longo da carreira, atuou em dezenas de outras novelas, como Bebê a Bordo (1988), Tieta (1989) e Sonho Meu (1993). Em Por Amor (1997), destacou-se como a divertida sociliate Meg Trajano, uma emergente que tratava a cadelinha de estimação Inés como filha.
Passou pelo SBT e pela Record nos anos 2000, retornando à Globo em 2012, contratada para o elenco de Amor à Vida (2013). Em 2015, estrelou o musical Estúpido Cupido, baseado na novela de sucesso dos anos 1970. No espetáculo, reencarnou sua personagem na trama, a miss-Brasil Tetê.
Seus últimos trabalhos em novelas foram em I Love Paraisópolis (2013) e Tempo de Amar (2018), na Globo, e Amor sem Igual (2019), na Record.
Morreu aos 64 anos, no Rio de Janeiro (RJ), vítima de câncer. Ela deixou marido, o produtor Eduardo Barata, com quem se casou em 2014, e um filho, Guilherme Fourton Viotti, nascido em 1980. Ele é fruto do primeiro casamento da artista, com o físico Ênio Viotti, que durou de 1978 a 1982.
- R. R. Soares
- Paula Toller
- Péricles
- Werner Schünemann
- José Luiz Villamarim
- Yohama Eshima
- Malvino Salvador
- Ivy Souza
- Rafael Infante
- Alex Morenno
- Paulo Autran
- Maria Beltrão
- Eduardo Melo
- Belo
- Bruno Quixotte
- Guilherme Winter
- Hortência
- Vincent Martella
- Tiago Santiago
- Gilmelândia
- Mario Cimarro
- Felipe D'Avila
- Marcelo Cosme
- Carol Narizinho
- Cláudia Magno
- Giulia Bertolli
- Jéssica Córes
- Isabelle
- Yeda Dantas
- Jorge Lafond
- Elymar Santos
- Márcio Gomes
- Paulo André
- Daniel Adjuto
- Lucinha Lins
- Milton Gonçalves
- Sophia Abrahão
- Bruno Peruka
- Buddy Valastro
- Jesus Luz