Luto

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos

Veterana na TV lutava contra um câncer e estava internada em clínica no Rio de Janeiro


Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos
Último papel de Françoise Forton na TV foi como Mademoiselle Olympia na novela Amor sem Igual, exibida entre 2019 e 2020 - Foto: Reprodução/Record
Por Redação NT

Publicado em 16/01/2022 às 16:15,
atualizado em 16/01/2022 às 17:13

A atriz Françoise Forton morreu na tarde deste domingo (16), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um câncer. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Seu último trabalho na TV foi em Amor sem Igual (2019), na Record, finalizada no ano passado em meio à pandemia da Covid-19. Na Globo, onde fez carreira desde a década de 1970, seu papel mais recente foi em Tempo de Amar (2018).

Ela já havia descoberto um câncer no útero há 33 anos. enquanto gravava a novela Tieta (1989). Recentemente, falou sobre o episódio em entrevista ao Encontro com Fátima Bernardes: "Fiz todo o tratamento de radioterapia enquanto fazia a novela, acabei me dividindo entre o consultório médico e o estúdio de televisão".

"Acho que o meu ofício, a televisão e o teatro, me ajudou a passar por este momento, porque me move profundamente. Meu deu muita força. Não tive nem ao menos tempo de ir ao psicólogo, a arte era meu médico”, relembrou a atriz na entrevista de 2018.

Françoise Forton atuou em dezenas de novelas e viveu o maior sucesso em Estúpido Cupido, de 1976

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anosAo lado de Ney Latorraca (Melderíques), Françoise Forton teve destaque na novela Estúpido Cupido - Foto: Divulgação/Globo

Nascida no Rio de Janeiro (RJ), em 8 de julho de 1957, Françoise Forton era filha de um francês e uma brasileira. Morou em Brasília na infância e na adolescência, quando retornou à cidade-natal e deu os primeiros passos na vida artística. A estreia na TV foi no fim da década de 1960, com uma participação na novela A Última Valsa (1969), na Globo.

Após participações, ganhou um papel fixo como a rebelde Estrada de Fogo na novela Fogo sobre Terra (1974), de Janete Clair. O maior sucesso veio como a romântica Maria Tereza, a Tetê de Estúpido Cupido (1976), de Mário Prata. No último capítulo, a personagem vence um concurso de Miss Brasil, em uma cena que entrou para a história da TV.

A gravação reuniu 10 mil pessoas no Maracanãzinho. O elenco, nem mesmo a própria Françoise Forton, sabia que Tetê venceria o concurso. A surpresa da atriz se confundiu com a emoção da personagem, coroada o título fictício. Anos depois, ela reviveu a personagem, já na maturidade, com o musical Estúpido Cupido, levado aos palcos em 2015.

Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anosCom Ricardo Petráglia, Françoise Forton viveu socialite emergente em Por Amor (1997) - Foto: Divulgação/Globo

Após o sucesso da novela de 1976, a atriz passou sete anos longe da TV, retornando em Sabor de Mel (1983), na Band. Ao longo da carreira, atuou em dezenas de outras novelas, entre elas Sonho Meu (1993), atualmente em reprise no Viva, e O Clone (2001), reexibida na Globo.

Destacou-se ainda como a socialite emergente Meg Trajano de Por Amor (1997). A personagem vivia sempre às voltas com a cadelinha Inés, tratada como filha pela ricaça. Françoise passou pelo SBT e pela Record nos anos 2000, retornando à Globo em 2012, contratada para o elenco de Amor à Vida (2013).

A atriz deixa marido, o produtor Eduardo Barata, com quem se casou em 2014, e um filho, Guilherme Fourton Viotti, nascido em 1980. Ele é fruto do primeiro casamento da artista, com o físico Ênio Viotti, que durou de 1978 a 1982.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado