Em perigo

Angélica compartilha texto de menina afegã: "Perdemos nossa liberdade"

Em rede social, apresentadora chamou atenção para situação das mulheres no Afeganistão


Angélica
Angélica fez postagens no Twitter sobre tomada do Afeganistão pelo Talibã - Foto: Reprodução/Instagram

Angélica compartilhou em rede social um texto atribuído a uma menina do Afeganistão, país tomado nesta semana pelo Talibã, grupo islâmico extremista que retornou ao poder após 20 anos de guerra. Os radicais controlaram a nação entre 1996 e 2001, período de grande opressão, especialmente para mulheres e meninas, submetidas a uma cultura de supremacia masculina.

“Eu sou uma menina, moro no Afeganistão. Antes do Talibã chegar, todos nós íamos trabalhar, estudar, podíamos defender nossos direitos livremente. Quando eles vieram, todos tínhamos medo deles”, diz o texto compartilhado por Angélica no Twitter. De acordo com a apresentadora, a mensagem foi divulgada no Instagram da atriz norte-americana Angelina Jolie.

A postagem, traduzida para o português, vai em frente: “E pensamos que todos os nossos sonhos se foram, pensamos que nossos direitos foram violados. Não podemos sair, estudar e trabalhos. Algumas pessoas dizem que os talibãs mudaram, mas penso que não, porque eles têm um passado muito mau”.

Um dia, eles vieram para nossa casa e ficamos todos assustados. Depois daquele dia, eu pensei em como deveríamos ir para a escola pela manhã nessa situação, por causa da existência deles, ou quando eu voltasse do curso novamente, o ar estaria escuro. Não posso ir para o curso com facilidade. Acho que o curso vai ser encerrado.”

A mensagem chega ao fim: “Talvez possamos voltar aos anos anteriores e, novamente, não termos direitos. A vida de todos nós está escura, todos nós perdemos nossa liberdade e estamos presos novamente”. Na terça-feira (17), Angélica já havia se pronunciado sobre a situação no país asiático: “Que retrocesso! Que absurdo! Mulheres em perigo no Afeganistão! O mundo precisa se unir por elas”. A postagem trazia jovens usando burcas.

Confira as publicações de Angélica sobre a tomada do Afeganistão pelo Talibã

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado