Opinião

Terra e Paixão: A obra-prima de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes que entra para a história da TV

Novela rompe a barreira dos 30 pontos de audiência e vira um acerto no horário das nove


Montagem com Tony Ramos e Gloria Pires
Tony Ramos e Gloria Pires são destaques em Terra e Paixão - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Silvio Cerceau

Publicado em 18/01/2024 às 09:30,
atualizado em 18/01/2024 às 14:09

Quem disse que uma novela longa pode cansar o público se enganou totalmente. A saga de Terra e Paixão, novela das nove da Globo que exibirá seu último capítulo na próxima sexta-feira(19), provou o contrário. Seu primeiro capítulo foi ao ar em 8 de maio de 2023 e, de lá para cá, muita história foi contada. Grandes reviravoltas e muitas participações especiais marcaram a trama.

O folhetim, criado por Walcyr Carrasco e com direção artística de Luiz Henrique Rios, ganhou o reforço de Thelma Guedes. Esse trio fez dele um grande sucesso, alcançando os tão almejados 30 pontos no Ibope, algo que o horário não conseguia há meses, pois as novelas anteriores fecharam com uma média de 28 pontos.

Terra e Paixão explode em plena sexta e bate recorde no Ibope

Terra e Paixão: Aline aproveita prisão do sogro, corre e se casa com Caio 

Walcyr dispensa apresentações, pois figura como o maior dramaturgo da atualidade, é o rei do horário nobre, sua forma de criar o permite fazer mudanças e fazer funcionar o que não agrada. Ele coleciona grandes sucessos em todos os horários.

Em Terra e Paixão, Walcyr Carrasco teve a parceria com Thelma Guedes

Thelma Guedes também coleciona sucessos, inclusive dois Emmy Internacional de Melhor Novela com Joia Rara (2013) e Órfãos da Terra (2019), uma dramaturga promissora, que sabe bem a história que quer contar e certamente é mais uma boa opção para o horário nobre. Falei com Thelma sobre a novela e ela me disse o seguinte:

“Ter sido chamada, pelo Walcyr, pra escrever Terra e Paixão com ele, foi uma grande surpresa e alegria. Admiro demais o trabalho dele, e fiz de tudo para cumprir minha tarefa da melhor forma. Ajudá-lo a contar essa longa história, mantendo a sua força e emoção. Acho que deu certo, né? Estamos felizes com o resultado . E acho que o público também! Pra mim foi uma grande honra!"

Thelma Guedes

Na minha opinião, Terra e Paixão foi uma trama audaciosa, moderna, que abordou temas super atuais, um folhetim clássico, mas dinâmico, um ritmo mais acelarado, conforme o mercado necessita hoje, pois a novela teve bons ganchos que prenderam o público, sem perder o melodrama, seu principal ingrediente.

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

Os destaques em Terra e Paixão

Terra e Paixão: A obra-prima de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes que entra para a história da TV

O elenco brilhou. Tony Ramos, na pele de Antônio La Selva, deu um show de interpretação, compôs o personagem com maestria, dos trejeitos ao sotaque. Glória Pires não ficou para trás e encarnou a vilã Irene de corpo e alma.

Dois destaques foram o casal LGBTQIA+, Kelvin e Ramiro, interpretados pelos atores Diego Martins e Amaury Lorenzo, que conquistaram o público de todas as idades e muitas regiões, do interior às capitais. Conservadores ou não, foram cativados por essa dupla.

Rainer Cadete também se consolidou como um bom ator, principalmente no tocante ao seu sotaque, que soou espontaneamente. A participação de Eliane Giardini como Agatha movimentou a trama. A atriz simplesmente cintilou.

Não posso deixar de citar a passagem de Cláudia Raia como a trambiqueira Emmy. Outros destaques foram Tatá Werneck, Débora Falabella, Ângelo Antônio e Agatha Moreira. Cauã Reymond e Bárbara Reis, com o tempo, criaram a química que o casal protagonista necessitava e passaram a ter a torcida do público para que tivessem paz e fossem felizes para sempre. Pudera, dois grandes talentos dessa geração, não poderia ser diferente.

Terra e Paixão entra para o hall de um novelão. Vamos aguardar o último capítulo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado