Mudança na votação fez um verdadeiro caos nos resultados do BBB 25
Votos da torcida favorecem o Quarto Nordeste, e integrantes do Quarto Anos 50 têm escapado da eliminação graças aos votos únicos; entenda a situação

Publicado em 07/04/2025 às 13:11,
atualizado em 07/04/2025 às 14:25
A mudança na votação do Big Brother Brasil, adotada no ano passado, fez um verdadeiro caos nos resultados da atual edição do reality show da Globo. Ao contrário do que costumava acontecer a essa altura do jogo em anos anteriores, a reta final do BBB 25 tem tido eliminações imprevisíveis, como a que acontecerá nesta terça-feira (8).
Desde o ano passado, o resultado oficial dos paredões é a média dos votos únicos, em que cada conta no Gshow só pode votar uma vez, e os votos da torcida. A mudança não teve grande impacto no BBB 24: em todas as berlindas, o escolhido do público era o mesmo nas duas modalidades.
+ Eliminada, Daniele Hypólito detona dupla do BBB 25: "Debocham das pessoas por trás"
Já no BBB 25, há uma clara divergência. Se apenas os votos da torcida fossem válidos, é certo de que o Quarto Nordeste ainda estaria em peso no confinamento. Entretanto, se apenas os votos únicos fossem considerados, os resultados seriam favoráveis aos integrantes do Quarto Anos 50.
Por exemplo, Vitória Strada teria sido eliminada pelo voto da torcida no quarto paredão, mas foi salva porque Gabriel teve muito mais votos únicos contra ele. Por outro lado, Aline Patriarca só saiu porque houve um mutirão contra ela; nos votos únicos, ela teria ficado e mandado Maike de volta para casa.
Também houve divergência no paredão que eliminou Eva – no voto da torcida, quem sairia era Vinícius. Nesse domingo (6), Daniele Hypólito deixou a competição por conta dos votos da torcida; os votos únicos, em sua maioria, demonstraram que o desejo do público era que João Gabriel deixasse a disputa.

Esse “caos” não chega a ser prejudicial ao jogo, afinal a imprevisibilidade só favorece o programa, especialmente diante do jogo morno e sem grandes momentos com o elenco fraco da vez. Como o resultado final passou a ser a média dessas duas modalidades, a votação tem sido sempre apertada, e a cada paredão sai um integrante de um quarto diferente.
+ Enquete Paredão BBB 25: Diego Hypólito x João Gabriel x Vitória Strada; quem vai sair?
Um fator determinante para que isso aconteça é que não há favoritismo disparado de um dos grupos, pelo menos por enquanto. É certo que se não fossem os votos únicos, a turma do Quarto Nordeste, liderada por Renata, acabaria levando vantagem por ter uma torcida mais engajada.
Por 23 edições o voto da torcida foi o único válido, o que, por vezes, rendeu resultados indigestos para o grande público. Afinal, uma torcida fanática, que não necessariamente representa a maioria, era capaz de determinar os resultados dos paredões e o próprio vencedor.
Por isso, é mais justo que o voto único tenha ganhado peso nas votações, ainda que as torcidas sigam tendo força para ditar os rumos da competição. A duas semanas da final, ainda não é possível cravar qual lado levará a melhor.