Quarta Parede

Reprises trazem Juliana Paes em seus dois melhores trabalhos na TV

A partir de setembro, Carolina, de Totalmente Demais, faz dobradinha com Bibi Perigosa, de A Força do Querer


Juliana Paes comprovou seu talento em Totalmente Demais e A Força do Querer, que serão reprisadas ao mesmo tempo, em setembro
Carolina é destaque em Totalmente Demais, e Bibi Perigosa incendiou A Força do Querer - Fotos: Reprodução/Globo

Há algum tempo, a Globo evitava que atores tivessem suas imagens “desgastadas”, vetando escalações para sucessivas novelas. Após A Dona do Pedaço, a emissora até tentou dar um descanso a Juliana Paes, mas a pandemia do coronavírus impôs uma mudança de planos. Já no ar com a reprise de Totalmente Demais, ela fará jornada tripla na emissora a partir de setembro, quando A Força do Querer (em 21/9, às 21h) e Laços de Família (em 7/9, no Vale a Pena Ver de Novo) também ganham reexibição.

No próximo mês, a Bibi Perigosa, destaque na novela assinada por Glória Perez, fará dobradinha no horário nobre com Carolina, a dúbia megera criada por Rosane Svartman e Paulo Halm para a faixa das 19h. Protagonistas, as personagens contrastam com a empregada Rita, da trama de Manoel Carlos, que se envolve com o marido da patroa - o papel em Laços de Família marcou a estreia de Juliana Paes, ainda crua e em menor destaque, na novela exibida entre 2000 e 2001.

Bibi Perigosa, de A Força do Querer, e Carolina, de Totalmente Demais, têm algo em comum: são personagens complexas, fogem do maniqueísmo. Talvez a alcunha de vilã não se aplique a elas, mas ambas se contrapõem fortemente ao arquétipo de heroína incorruptível defendido por suas antagonistas – respectivamente, Jeiza (Paolla Oliveira) e Eliza (Marina Ruy Barbosa).

Em A Força do Querer, Bibi se envolve com tráfico de drogas e incendeia o seu redor – por vezes, literalmente – motivada pela paixão obsessiva por Rubinho (Emílio Dantas). Um furacão, ela também sofreu como a mais lacrimosa das mocinhas românticas ao descobrir a traição do parceiro. Foi o maior trabalho da atriz na TV, que dominou o espectador em 2017.

Entre 2015 e 2016, em Totalmente Demais, ela apresentou uma Miranda Priestly (de O Diabo Veste Prada) à brasileira: editora de moda arrogante, capaz de tudo para prejudicar uma modelo que atravessou seu caminho. Às vezes cruel, Carolina não deixa de sentir remorso por suas maldades e encontra a redenção ao realizar o sonho de ser mãe, na reta final da história.

Não foram as primeiras protagonistas de Juliana Paes em novelas – ela também encabeçou os elencos de Caminho das Índias (2009) e Gabriela (2012) –, mas foram os papéis que mais exigiram de sua verve dramática. Ela deu conta das múltiplas camadas de Bibi e Carolina, fugindo de qualquer armadilha que pudesse limitar suas composições. As reprises concomitantes de A Força do Querer, Totalmente Demais e Laços de Família servirão comprovar a evolução da atriz no vídeo, ainda que impossibilitem o tal “descanso” da sua imagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado