Enfoque NT

Totalmente Demais foi a melhor escolha de reprise da Globo na quarentena

Novela produzida entre 2015 e 2016 é a única que vem sendo exibida na íntegra


Fábio Assunção, Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas
Totalmente Demais caiu novamente nas graças do público - Divulgação/TV Globo

Quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou e a Globo teve que recorrer a reprises em horário nobre para tapar buraco, uma grande expectativa se formou para saber quais novelas ela levaria ao ar, e também a maneira como isso tudo aconteceria. Seria na íntegra? Com cortes muito bruscos? Obviamente, tudo dependeria da resposta do público.

A Globo selecionou Malhação - Viva a Diferença (2017-18), Novo Mundo (2017), Totalmente Demais (2015-16) e Fina Estampa (2011-12) para serem reprisadas em edições especiais, mas a única que vem sendo exibida praticamente na íntegra é a trama das sete, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm.

A história do conto de fadas moderno vem performando um resultado ainda melhor que na exibição original, acumulando 28,8 pontos até o momento, e numa curva ascendente.

Em 2015, Totalmente Demais vinha numa crescente na faixa, embora tenha sucedido a insossa I Love Paraisópolis. Com um texto bem construído e personagens profundos, cumpriu o papel de contar uma boa história de amor folhetinesca com pitadas, regada também a muito humor como o horário pede.

Ao passo que na faixa das 19h anda tudo muito bem, obrigado, o mesmo não se pode dizer das outras reprises. Fina Estampa, ainda que tenha uma considerável audiência (34,1 pontos) até o momento, fez com que a gente enxergasse defeitos na história de Aguinaldo Silva que o tempo por si só não era capaz de fazer.

A qualidade do texto e as situações inverossímeis chegam a dar uma tremenda vergonha alheia no horário das nove. Apesar disso, ela é inegavelmente uma opção leve em função do momento que o mundo atravessa.

Já Novo Mundo foi escolhido porque a próxima novela das seis da Globo é Nos Tempos do Imperador, uma continuação direta. Mas a reapresentação da novela não caiu nas graças do público e há o risco do plano do canal não ser colocado em prática. A novela acumula 19 pontos de média geral e com cortes realmente bruscos. A continuação de uma trama do mesmo naipe tem a iminente chance de cair em desgaste e fazer com que sua sucessora tenha ainda mais dificuldades.

Malhação 2012 poderia ter tido nova chance

Totalmente Demais foi a melhor escolha de reprise da Globo na quarentena

Já a temporada 2017-18 de Malhação foi na visão de muitos uma das melhores da história, e realmente foi. No entanto, a Globo tinha outras temporadas menos recentes e mais solares, como a de 2012, que foi protagonizada por Alice Wegmann e também escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm.

No segundo semestre daquele ano, a trama despontava também para ser uma das melhores Malhações de todos os tempos, mas fatores como horário político e horário de verão fizeram com que o desempenho dela ficasse aquém do que poderia entregar. Seria a chance de uma redenção.

Enquanto as produções inéditas não voltam, Totalmente Demais se mostrou uma unanimidade, com elementos na medida certa para retomar o sucesso e entregar em alta para Salve-se Quem Puder em sua volta.


Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado