Empire TV Tycoon

Brinque como Silvio Santos: Existe game para salvar TV da falência e montar programação

Silvio Santos volta a atacar, mas você também pode brincar com TV sem gastar milhões


Silvio Santos pensativo
Silvio Santos pensando: no que vou mexer na grade? - Divulgação/SBT

Quem nunca sonhou em ter sua própria estação de TV, montar grade de programação, vender espaço publicitários e obter resultados extraordinárias com sua inteligência? Ok, talvez não muitas pessoas, mas Silvio Santos não só já sonhou com isso, como reproduz diariamente.

Em 2001, a eGames lançou o game TV Tycoon, um simulador de canal de TV, onde você ganha dinheiro com o espaço de venda publicitário e evita a falência, assim como algumas emissoras fazem na vida real.

Como o game é muito antigo, foi relançado como Empire TV Tycoon em 2015 pela DreamSite Games. A premissa é a mesma: você luta por audiência, tomando decisões que podem levar seu canal ao topo ou a falência de vez.

Brincando de Silvio Santos

Brinque como Silvio Santos: Existe game para salvar TV da falência e montar programação

Assim como Silvio Santos fazia muito nos anos 80 e 90 e está fazendo com mais afinco no Fofocalizando/Triturando, alterando quadros, o próprio título da atração, afastando ou reintegrando artistas, no Empire TV Tycoon você pode fazer o mesmo. Será que não seria um passatempo menos caro para o Senor Abravanel?

No game, a Empire TV é uma grande corporação que vem tendo prejuízos e dos três canais existentes, apenas um sobrará. Você é o contratado para dirigir um deles.

Dentre as atividades listadas no game, está a possibilidade de escolher o melhor conteúdo para a sua audiência, comprar e vender filmes ou programas de TV (são cerca de 1 mil para escolher), e não ser tentado por um conteúdo ilegal.

Algumas emissoras já tiveram caso de escolher filmes piratas para exibir. No game isso é possível, mas cuidado: o risco é alto e a polícia está sempre de olho, o que nem sempre acontece na vida real.

Anunciantes também são uma preocupação

Talvez essa seria uma dificuldade para Silvio Santos: os anunciantes. Há a possibilidade de contratar funcionários para ajudá-lo em diferentes tarefas, o que é bastante difícil para quem tem um perfil centralizador como Abravanel.

Mas caso você consiga ter a sensibilidade de delegar, pode se dar bem. Há ainda opções para produzir seus próprios programas, filmes e shows, distribuindo recursos de maneira eficiente.

A contratação para montar um casting também está disponível.

Enquanto isso, há quem brinque na vida real

Brinque como Silvio Santos: Existe game para salvar TV da falência e montar programação

Silvio Santos deu uma "pausa" em sua mais divertida brincadeira no final dos anos 1990, quando José Eduardo Lafon assumiu a direção artística do SBT. Os resultados logo vieram, mas depois que faleceu, em setembro de 2000, o dono do SBT voltou a tomar as rédeas para si.

Por volta de 2010, sua filha Daniela Beyruti era muito elogiada na montagem da grade e levou muitas ideias ao SBT, mas logo que saiu, Silvio atacou novamente.

Não é novidade que o empresário vê no SBT seu passatempo favorito. Nesta época de quarentena, até que não está tão afiado como em outros tempos. A grade de programação do SBT não "voa", mas escolheu como vítima a atração criada por ele, o Fofocando, que se tornou Fofocalizando em 2017, e mais recentemente, Triturando.

Se você quer fazer como ele sem gastar milhões, o Empire TV Tycoon está disponível para PC e celulares Android. Bom divertimento.

Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado