Enfoque NT

Realities de culinária chegam ao esgotamento da fórmula na TV

Mestre do Sabor, Famílias Frente a Frente, MasterChef, Top Chef... Já deu


Realities culinários
Realities culinários dominaram a televisão - Montagem/NaTelinha

Gênero que se proliferou ao longo desta década na TV, os realities culinários comprovadamente atingiram o ápice do esgotamento em 2019.

Até mesmo a Globo tentou surfar nessa onda, mas chegou tarde demais. Uma das apostas neste segundo semestre foi o Mestre do Sabor, comandado pelo chef Claude Troisgros, que vem amargando índices baixos de audiência.

Na última quinta-feira (5), por exemplo, registrou somente 15 pontos na Grande São Paulo depois da novela das 21h. Um desempenho pífio e que mostra a reprovação do público, saturado do gênero.

Apesar de ser bem produzido e ser plasticamente perfeito, Mestre do Sabor chegou tarde demais na grade de programação, em um universo onde as concorrentes, principalmente a Band com seu MasterChef, aproveitaram o que tinham que aproveitar.

MasterChef este, aliás, que está no ar com uma temporada intitulada de A Revanche, reunindo ex-participantes. A fórmula de disputa inicial, eliminando metade logo de cara, fez muitos ficarem decepcionados. A audiência, cerca de 3 pontos, também já não empolga mais como em anos anteriores.

O SBT com o seu Famílias Frente a Frente nas noites de sexta-feira também viu sua audiência declinar em relação aos filmes da Tela de Sucessos. O Top Chef, da Record, e a Batalha dos Confeiteiros também não arrancaram tantos suspiros recentemente.

Tudo isso sem contar na televisão por assinatura e streaming, que possuem programas similares e disputas culinárias aos montes. O fator novidade e o ineditismo passaram há muito tempo.

Ainda que o público não responda mais de maneira tão positiva como em outros anos, é fato que todos os realities aqui listados estrearam vendidos. Comercialmente, é uma mina de ouro e provavelmente vão continuar existindo por um bom tempo.

Enquanto esse bom tempo continua, o telespectador fará com ainda mais frequência o que já vem fazendo: o uso do controle remoto procurando outras opções.

______________________________________________________________________________________________________________  

Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado