Enfoque NT

Reality de Tiago Abravanel faz audiência do SBT cair e mostra erro de avaliação

Famílias Frente a Frente perde 22% do público desde a estreia e 17% em comparação com a Tela de Sucessos


Tiago Abravanel no FFF
Tiago Abravanel comanda o Famílias Frente a Frente - Divulgação/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 15/11/2019 às 08:51,
atualizado em 06/05/2022 às 16:01

Uma das grandes novidades do SBT neste segundo semestre, o Famílias Frente a Frente estreou no dia 11 de outubro e apresentou até o momento quatro programas nas noites de sexta-feira.

A média até aqui do reality gastronômico apresentado por Tiago Abravanel é de 6,7 pontos, contra 8,05 da Tela de Sucessos nas últimas quatro sextas-feiras em que foi apresentada, entre 13 de setembro e 4 de outubro. Isso representa uma queda de quase 17%.

Depois do primeiro episódio, que marcou 7,2 pontos na Grande São Paulo - cada ponto equivale a 200 mil telespectadores -, o programa caminhou ladeira abaixo. Na semana passada, registrou apenas 5,6, uma queda de pouco mais de 22%.

Com um reality que mostra pouco de seu talento, Tiago tem a difícil missão de substituir uma sessão de filmes clássica do SBT, a mais antiga até então no ar, que estreou em 1º de agosto de 1997 com o Os Flintstones - O Filme.

A substituição de filmes por um reality culinário mostra claramente o erro de avaliação da emissora em trocar o certo pelo duvidoso.

Historicamente, a sexta-feira se mostra um dia bastante difícil. Não por acaso a Globo aposta em enlatados, séries como Máquina Mortífera e Black List (quem deu as caras agora, foi a Sessão Globoplay) e a Record teve que rifar o Legendários da grade em 2017 por falta de audiência, e atualmente, aposta em filmes na Super Tela.

Comercialmente falando, sexta também é mais complicado, mas o Famílias Frente a Frente, ao menos, não sofre desse mal, já que estreou todo vendido.

Em dezembro, com o fim do Famílias Frente a Frente, a Tela de Sucessos retornará à programação. E a garantia de uma audiência maior também.



Thiago Forato é jornalista e escreve diariamente para o NaTelinha. Assina a coluna Enfoque NT desde 2011. Converse com ele pelo e-mail thiagoforato@natelinha.com.br ou no Twitter, @tforatto

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado