Exclusivo

Cecilia Flesch processa Globo por assédio e perseguição na GloboNews

Ex-âncora do Em Ponto foi demitida em junho, após 17 anos de casa


Montagem do NaTelinha com a jornalista Cecilia Flesch
Cecilia Flesch era âncora da GloboNews - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 04/04/2024 às 10:03,
atualizado em 04/04/2024 às 13:39

A jornalista Cecilia Flesch, que apresentava o jornalístico Em Ponto na GloboNews, está processando a Globo por dano e assédio moral. A ação trabalhista segue em sigilo de justiça, mas foi descoberta pelo NaTelinha com exclusividade. Após 17 anos, Flesch foi demitida em junho de 2023, depois de uma brincadeira no podcast É Noia Minha? ter tido repercussão polêmica. A âncora chamou os bastidores da GloboNews de “Rivonews”.

A reportagem apurou que, no processo judicial, Cecilia Flesch sustenta que, por mais de uma década, foi submetida a um ambiente de trabalho desequilibrado e hostil na Globo, o que resultou em uma depressão profunda. O agravamento dos problemas na redação da GloboNews culminou no desenvolvimento do distúrbio conhecido como Síndrome de Burnout.

Fora do SBT, Eliana cumpre regra de contratação da Globo 

Corte bilionário e alto lucro na Globo levaram homem da grana a chefão do Globoplay

Sobre sua demissão, Flesch alega que foi arbitrária, vexatória e resultado de uma perseguição interna por parte de superiores, e não por ter falado mal da emissora, como foi amplamente divulgado. A ação é milionária.

Repercussão na GloboNews

Nos bastidores da GloboNews, conforme relatado por fontes consultadas pelo NaTelinha, alguns funcionários consideraram estranho que o episódio que culminou na demissão de Cecilia Flesch tenha ocorrido, curiosamente, dois meses após a entrevista ao podcast É Noia Minha?” Isto é, embora a gravação tenha sido realizada em abril, o recorte com a polêmica emergiu somente em junho. Além disso, há um entendimento de que o incidente era uma brincadeira que foi interpretada com excessiva seriedade.

Cecilia Flesch disse no podcast: “A gente chama de 'RivoNews'. Não tem como fugir da realidade. E como a gente foge da realidade? Se medicando". Em outro trecho: “É um saco só falar de política e economia. Se vocês já me viram fazendo uma pergunta no jornal, eu estava jogando TwoDots dois segundos antes”.

+Jornalista demitida da GloboNews diz que foi instruida a não elogiar os colegas

"Após 17 anos de frutífera colaboração, Cecilia Flesch deixou hoje de fazer parte dos quadros da GloboNews. Em reunião com ela no Rio na tarde de hoje, a direção do canal pôde agradecer a ela pelos anos de dedicação. O Em Ponto terá como apresentadores Mônica Waldvogel e Tiago Eltz, com estreia prevista para os próximos dias. Até lá, o telejornal será apresentado interinamente por Bete Pacheco”.

Comunicado da Globo sobre a saída de Cecilia Flesch

Receba as notícias mais quentes do momento direto no seu WhatsApp!

Acesse

Despedida de Cecilia Flesch 

Cecilia Flesch processa Globo por assédio e perseguição na GloboNews

No trecho de uma carta de despedida enviada aos seus colegas da GloboNews, a jornalista escreveu: “Conselho: quem conseguir romper a casca, voe. A Globo é uma escola. Mas, se conseguir, se a vida permitir, faça mestrado, doutorado, pós-doc em outros espaços. Mais um: se você acredita mesmo que é capaz de fazer uma coisa. Insista. Por mais que te digam que você é fraca e sem carisma, insista. Um dia essa mesma pessoa pode te dar um abraço apertado, dizer que você é uma grande profissional e que sua resiliência vale ouro”.

O NaTelinha entrou em contato com o advogado André Fróes de Aguilar, representante de Cecilia Flesch, que, embora não pudesse fornecer declarações devido ao sigilo processual, confirmou a existência da ação judicial. 

A Globo não se manifesta sobre processo em juízo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado