Bastidores

Fora do SBT, Eliana cumpre regra de contratação da Globo

Apresentadora estava insatisfeita com a emissora; confira os bastidores da saída de Eliana do SBT


Montagem com Eliana e o logo do SBT e Globo
Eliana sai do SBT e são fortes os rumores de negociação com a Globo - Foto: Montagem/NaTelinha

Na tarde de segunda-feira (01), o SBT anunciou o término do contrato com a apresentadora Eliana, após uma parceria de 15 anos. Com sua saída da emissora, ela agora está apta a iniciar negociações com outros canais, alinhando-se à política da Globo, que evita contratar artistas vinculados a outras casas. Conforme apurações do NaTelinha, o relacionamento entre SBT e Eliana vinha se deteriorando nos bastidores nos últimos anos.

A apresentadora demonstrava insatisfação com os cortes no orçamento de produção e na equipe, bem como com a redução salarial que enfrentou. Desde a pandemia, Eliana passou a receber um valor inferior ao de sua contratação inicial na emissora, e parte de sua remuneração é variável, atrelada à receita. Seu programa era um dos maiores faturamentos da grade.

Corte bilionário e alto lucro na Globo levaram homem da grana a chefão do Globoplay 

Telão milionário da Globo não teve impacto e atrapalha a notícia

Fontes ouvidas pela reportagem informaram que o afastamento da apresentadora em momentos cruciais do SBT já havia sido notado por alguns membros da emissora, evidenciando uma questão de relacionamento.

Sinais de desgaste de Eliana com o SBT

Fora do SBT, Eliana cumpre regra de contratação da Globo

Em agosto de 2023, durante um jantar em celebração ao aniversário do SBT, que contou com a presença de todos os apresentadores, diretores e equipes de produção, Eliana foi a única ausente no evento realizado em um restaurante em São Paulo, justificando sua falta devido a um problema de saúde.

No final do ano, ela também não marcou presença em dois eventos significativos da emissora: a festa de confraternização e o lançamento da nova grade de programação que ocorreu no Circo do Tirú, alegando, neste último, conflitos em sua agenda. Esses sinais foram percebidos.

Nos bastidores do SBT, predomina a convicção de que a apresentadora abandonou a emissora com o propósito de engatar negociações com a Globo. Tradicionalmente, a rede não estabelece comunicação (pelo menos não oficialmente) com artistas que possuam contratos vigentes com outros canais. A Globo nunca efetuou a contratação de um artista que estivesse comprometido contratualmente com outro canal. Recentemente, a Record adotou uma política semelhante.

Assim como todos os apresentadores  do SBT, Eliana está cumprindo uma cláusula contratual que exige a notificação de sua saída com 90 dias de antecedência. Por essa razão, ela permanecerá no ar até junho. Outros artistas da emissora também não estão sujeitos a multas por rescisão contratual, sendo necessário apenas o aviso prévio dentro do período estipulado. A Band igualmente adotou esse modelo de contrato. 

Confira o comunicado do SBT na íntegra sobre a saída de Eliana:

"SBT, sua diretoria e a Eliana anunciam hoje, de forma mútua e amigável, a decisão da apresentadora de encerrar a sua sólida e bem sucedida parceria profissional com o canal em junho de 2024.

Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora, tanto é que continuará sendo Madrinha do Teleton e faz questão de voltar a emissora para apresentar o programa de arrecadação para a AACD.

Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela.

A carreira de Eliana inicia-se na música, no final da década de 80; em 1991, ela chega ao SBT para comandar programas infantis, e em sua primeira passagem pela emissora, permanece por 7 anos marcando uma geração de telespectadores mirins na TV.

Em 1998, migra para a TV Record ainda comandando infantis, até fazer a transição para o grande público em 2005, no comando de um programa dominical que obteve êxito já em seu início.

O sucesso chamou a atenção de Silvio Santos que a convidou para retornar ao SBT em 2009, estreando um programa que leva seu nome, para toda a família, com quadros diversos, reportagens, diversão e muita emoção.

O programa Eliana comemora 15 anos no ar tendo mostrado a versatilidade da apresentadora, que dentre inúmeras atrações, subiu ao Cristo Redentor, se aventurou por vários estados pelo Brasil e mundo, mostrando sempre informação e cultura (Marrocos, Dubai, Capadócia, Galápagos…), entrevistou as mais importantes celebridades do Brasil e do mundo como Hebe Camargo, Anitta, Sandy, Xuxa, Angélica, Diogo Nogueira, Justin Bieber, Kate Perry, Taylor Swift, Chris Evans (o Capitão America), Antonio Banderas, estrelas da TV, do cinema e o universo digital dos maiores influenciadores.

Os quadros que compuseram e compõem a atração em todos os anos, marcam o público ao levar um conteúdo leve, divertido, e bem familiar . Destacam-se, a competição culinária Minha Mulher que Manda, Beleza Renovada, Quer Casar Comigo, Famosos da Internet - o primeiro quadro de um programa de TV a transportar artistas do universo das redes sociais para a TV aberta - Dia de Sorte, Eliana Visita, Rede da Fama, entre outros.

Nestes 15 anos, Eliana já teve temporadas ao vivo, e se manteve na vice-liderança de audiência, sendo um dos programas de maior repercussão positiva na mídia, com ampla aceitação do mercado publicitário, fruto de uma parceria de sucesso entre a apresentadora, sua equipe de produção e o diretor Ariel Jacobowitz".

 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado