Especial

Troféu Cerejinha elege os piores do ano: Neymar, Fofocalizando, Elas por Elas e Gkay estão na lista; confira

4ª edição do Troféu Cerejinha destaca os piores da TV, das redes sociais e do mundo das celebridades


Montagem com Elas por Elas, Fofocalizando, Neymar e a Farofa da Gkay
Elas por Elas, Fofocalizando, Neymar e a Farofa da Gkay foram os piores do ano - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 17/12/2023 às 08:00,
atualizado em 17/12/2023 às 08:46

Senhoras e senhores, meninas e meninos, moças e rapazes, está no ar a 4ª edição do Troféu Cerejinha, que destaca os piores de todas as telas em 2023. Globo, SBT, Band e Record tiveram seus representantes na premiação. Um ano que foi marcado pela falta de novidades, escassez de dinheiro e falta de criatividade na programação televisiva.

São 10 categorias que evidenciam os piores do ano, entre os quais estão: Elas por Elas, Fofocalizando, Neymar, Melhor da Noite, Farofa da Gkay (bicampeã) e Hora do Faro.

Confira os vencedores da 4ª edição do Troféu Cerejinha

Pior novela: Elas por Elas

Era apenas para seguir a receita de sucesso de uma trama dos anos 80, mas Thereza Falcão e Alessandro Marson quiseram deixar sua identidade, por ego talvez, e conseguiram desenvolver o pior fracasso da dramaturgia do ano na televisão. Tinham um clássico nas mãos de Cassiano Gabus Mendes, mas conseguiram transformar o ouro em lata.

Dentre tantos equívocos na direção artística de Amora Mautner, no início de Elas por Elas, o telespectador tinha que colocar o contraste da TV no máximo para conseguir assistir às cenas do folhetim, pois o filtro escolhido na edição era muito escuro. Resultado: A pior audiência na história das novelas das seis da Globo.

Pior programa de TV: Fofocalizando

Em 2023, o Fofocalizando exemplificou tudo o que um programa ruim pode ter: divergências de opiniões combinadas, destaques para piadas internas, apresentadores que a todo tempo se bajulam (parece carência) e pautas que só interessam a uma pequena rodinha no X/Twitter. A sensação é que estão fazendo um programa para si e não para a massa.

Com isso, passou a atingir as piores audiências do dia do SBT, que também não teve um ano positivo no Ibope. Para salvar o desastre em que o Fofocalizando se transformou nessa temporada, inventaram uma harmonização facial para subcelebridades que só serve para virar chacota nas redes sociais. Na verdade, o quadro deveria se chamar “Demonização dos Famosos”. Até Chris Flores, que era a apresentadora, fugiu disso.

Pior programa de auditório: Melhor da Noite

Ocupando a vaga deixada por Faustão no horário da Band, o Pior da …o Melhor da Noite não conquistou a audiência e não encontrou um caminho para se justificar como um programa de auditório. Um telão imenso, um cenário imenso, mas um auditório que existe apenas como figuração. A maior parte do Melhor da Noite gira em torno de reportagens e Glenda Kozlowski e Zeca Camargo não sabem usar a plateia a seu favor. Pode ser melhor, ainda não é.

Distanciamento de Eliana gera comentários e alimenta teorias no SBT

Pior influencer: Gkay

A famosa Farofa da Gkay virou um flop dentre os eventos produzidos pelos, cada vez mais perdidos, influenciadores. Promovida por Gessica Kayane, a edição de 2023 foi considerada um fracasso e sofreu até boicote de outros influenciadores e marcas que não queriam se vincular à festa. Sua repercussão aconteceu somente de maneira não orgânica. Aliás, o desempenho da Farofa foi apenas uma consequência do que se tornou a relevância de Gkay durante o ano.

 Pior atleta do ano: Neymar

Neymar ganhou várias manchetes na mídia em 2023, mas nenhuma delas era para destacar sua atuação dentro do campo. Traições, ostentações, brigas e até pedido de nudes estão na trajetória do jogador, que é um dos mais bem pagos do mundo.

O eterno menino Ney, hoje com 31 anos, parece viver uma adolescência interminável, na qual o futebol virou coadjuvante na sua história de janeiro a dezembro deste ano.

Tico Santa Cruz expõe efeitos de tratamento com canabidiol: "Diminuiu um pouco o caos" 

Pior bordão da TV: Marcos Mion

Ninguém acha mais engraçado o Marcos Mion usar “ola” em todo fim de palavra para parecer descolado na TV. É Globola, Caldeirola, felizola, rapazola, dentre outras. Isso é um “Pézola no sacola”. Por outro lado, o Caldeirão com Mion sofreu alguns ajustes no segundo semestre para melhorar o conteúdo do programa que estava preguiçoso. Melhorola? Não, mas a tentativa é validola. Nossa, isso pega.

Pior entrevista da TV: Chris Flores com Silvana Taques no SBT

Troféu Cerejinha elege os piores do ano: Neymar, Fofocalizando, Elas por Elas e Gkay estão na lista; confira

Em agosto, o assunto da hora era a briga financeira midiática entre a atriz Larissa Manoela e seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, em um dramático enredo que lembrava uma novela das nove da Globo. Tinha tudo para bombar na audiência a entrevista de Silvana no Fofocalizando, em resposta a Larissa Manoela no Fantástico. Era um furo.

Porém, o que se viu foi uma entrevista mal dirigida com uma apresentadora despreparada para a gravação. O SBT precisou reeditar o material para evitar ainda mais a tragédia, após um preview no Domingo Legal que teve uma repercussão negativa nas redes sociais. Tomaram um lado na briga que deveria ter evitado.

Pior reality do ano: A Grande Conquista

Regras confusas, um reality mal divulgado, participantes irrelevantes e uma apresentadora que caiu de paraquedas resumem o que foi A Grande Conquista na Record. O programa virou um fantasminha na TV em 2023, passou e ninguém viu. Ganha disparado a categoria pior reality do ano no Troféu Cerejinha.

Aliás, com tantos anos produzindo realities, a Record ainda não aprendeu a divulgar o produto na sua programação, nem tendo o sucesso do BBB como referência. Na Globo, o Big Brother é um evento; na Record, os reality shows são tratados apenas como mais um produto.

Pior chamada da TV: Dezembro na Globo

A Globo seguiu um padrão nas chamadas ao longo de 2023 e, no fim do ano, produziu o “dezembro na Globo”, tratando o mês sem o clima natalino e as festas de fim de ano. Ficou fria. Percebendo o erro, a emissora refez a chamada com material reciclado do ano passado.

Aliás, a Globo ainda dita tendências; sem levar o clima de natal para a TV, não incentiva o consumo. A emissora é líder no país e, mesmo sofrendo a concorrência das big techs, sua relevância é indiscutível no dia a dia do telespectador.

Pior programa dominical: Hora do Faro

Troféu Cerejinha elege os piores do ano: Neymar, Fofocalizando, Elas por Elas e Gkay estão na lista; confira

Todo ano, o Hora do Faro só ganha fôlego no Ibope da Record com os eliminados da Fazenda. É triste para um programa que, por muitos anos, se tornou uma opção na TV nos domingos. Além da falta de criatividade, que o levou a exibir quadros parecidos com os da Eliana, em maio, ele produziu um quadro com Simone Mendes fazendo blackface. 

É triste, nos dias de hoje, não ter um diretor que esteja atento a um detalhe tão lamentável. Blackface não dá. Após a repercussão negativa da chamada exibida na programação, a Record jogou o material no lixo. Menos mal.

Meus queridos leitores, encerramos aqui o Troféu Cerejinha 2023 e deixo um recado para o Geraldo Luís: quando você voltará à TV?

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado