Coluna do Sandro

Às pressas, Record corta blackface de Simone no Rodrigo Faro com medo da reação do público

Gravação faria parte da homenagem sobre o Dia das Mães


Montagem com Simone Mendes e Rodrigo Faro
Hora do Faro fez black face em Simone Mendes - Foto: Montagem/Reprodução
Por Sandro Nascimento

Publicado em 16/05/2023 às 11:53,
atualizado em 16/05/2023 às 12:02

A Record vetou a exibição de um blackface produzido pela equipe do programa Hora do Faro com Simone Mendes. A gravação do quadro Funcionário Famoso era para ir ao ar no último domingo (14), mas foi cortada na edição após a repercussão negativa da chamada. Às pressas, a emissora tapou o buraco com uma matéria sobre o Dia das Mães já exibida em 2019.

O NaTelinha apurou que toda a ideia de caracterização de Simone foi proposto pela produção de Rodrigo Faro. De acordo com fontes ouvidas, a repercussão negativa assustou a cantora e sua equipe solicitou à Record que não exibisse a filmagem. Em comum acordo, todo material foi jogada no lixo e Faro e Simone irão remarcar uma nova gravação.  

A equipe de Rodrigo Faro só percebeu o blackface após a repercussão da chamada com cenas na noite da última quinta-feira (11). Logo depois da exibição, as redes sociais do apresentador e de Simone Mendes receberam diversas críticas.

Blackface de Simones Mendes no Rodrigo Faro

Às pressas, Record corta blackface de Simone no Rodrigo Faro com medo da reação do público

No formato do quadro Funcionário Famoso, Faro leva uma celebridade para se caracterizar, assumir uma nova profissão e surpreender fãs. O mote principal é que o artista trabalhe com o admirador sem ser reconhecido. Quanto mais tempo o famoso não é identificado, mais dinheiro ganha a pessoa escolhida pela produção da Record.

No caso de Simone Mendes, ela se caracterizou de organizadora de um evento de enfermagem para fazer uma surpresa a três fãs: a recepcionista do próprio evento, uma enfermeira participante e outra convidada que já fez de tudo para conhecer a cantora.

A reprise exibida no lugar do blackface derrubou a audiência do Haro do Faro, que fechou com sua pior média desde que estreou na Record. De acordo com a aferição da Kantar Ibope Media, o programa de auditório de Rodrigo Faro marcou apenas 2,9 pontos na Grande São Paulo.

Procurada, a assessoria da Record, Rodrigo Faro e Simone Mendes não se manifestaram.

Assista à chamada com o blackface de Simones Mendes no Hora do Faro:

O que é blackface?

No inglês, black que dizer "negro" e face "rosto". O termo é empregado quando um pessoa pinta a pele com tinta escura. De acordo com pesquisadores, acredita-se que tenha iniciado por volta de 1830, nos EUA, durante a transição entre escravidão e abolição da escravatura. 

No século 19, atores brancos utilizavam tinta para pintar os rostos de preto em apresentações de humor, agindo de forma exagerada para mostrar comportamentos que os brancos associavam aos negros.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado