Traumatizante

Ex-autor da Globo revela que desenvolveu transtorno de ansiedade com fracasso de novela

Vincent Villari deu detalhes dos bastidores da problemática A Lei do Amor, exibida entre 2016 e 2017


Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini em A Lei do Amor
Com Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini nos papéis principais, A Lei do Amor fracassou no horário nobre - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 14/12/2023 às 06:11,
atualizado em 14/12/2023 às 11:33

Ex-autor de novelas da Globo, Vincent Villari revelou em entrevista que desenvolveu transtorno de ansiedade por conta do fracasso de A Lei do Amor. A trama, exibida no horário nobre entre 2016 e 2017, foi assinada por ele em parceria com Maria Adelaide Amaral, com quem também escreveu Ti Ti Ti (2010) e Sangue Bom (2013).

Na entrevista para Duh Secco em seu canal no YouTube, Vincent Villari revelou que a sinopse original de A Lei do Amor foi pensada após a encomenda de uma novela para a faixa das 23h. A premissa era um thriller, sobre uma mulher que desaparece no mar e, depois, surge uma sósia.

+ Marcílio Moraes revela sinopse recusada pela Globo e não vê futuro na TV: "Acho difícil que alguém me chame"

O planejamento da Globo mudou e houve a proposta de levar a história para a faixa das 21h. Foi preciso, então, incluir novas tramas e personagens, enquanto os coadjuvantes Helô e Pedro, que acabaram defendidos por Cláudia Abreu e Reynaldo Gianecchini, viraram protagonistas.

Na época, a Globo enfrentou a baixa audiência de Babilônia (2015) e A Regra do Jogo (2015), duas tramas urbanas e com muita violência, o que acarretou várias mudanças na história. Antes dela, ainda foi escalada uma história rural, Velho Chico (2016), que também enfrentou problemas.

+ Eliane Giardini relata noites sem dormir por causa de Agatha em Terra e Paixão: "Assustador"

“Estávamos muito ocupados em atender às demandas da empresa naquele momento delicado”, comentou Vincent. Por isso, foi desenvolvida uma primeira fase romântica para a trama, com o início da história de amor dos personagens principais e armações que levam ao término.

Ex-autor da Globo revela que desenvolveu transtorno de ansiedade com fracasso de novela

A escalação de elenco foi inverossímil. “Como é que Gabriela Duarte vira a Regina Duarte, e Vera Holtz continua sendo a Vera Holtz? Isso é uma coisa que me dá uma angústia…”, comentou Vincent, que destacou:

“Em novela das nove, quando [algo] dá errado, o culpado é o autor. (...) Cada decisão era tomada por uma mesa de 15 pessoas, o que diluía muito a força de nossas opiniões e nossas palavras.”

Vincent Villari

+ Menor Ibope das 6, Elas por Elas perde para reprises e até para temporadas de Malhação

A Lei do Amor passou a enfrentar baixa audiência e diversas críticas da imprensa. Os problemas se agravaram com o grupo de discussão com telespectadores promovido pela Globo. Na época, o autor recebeu o apoio do veterano Ricardo Linhares, que passou a opinar sobre os rumos da trama.

“Eu desenvolvi um transtorno de ansiedade tão violento. Fiquei chumbado de remédios, procurando sobreviver. Emagreci 12 kg no processo.”

Vincent Villari

Ele lembra de uma reunião traumática na emissora. “Foi uma coisa tão violenta, com tanto grito. Eu não sabia o que era um transtorno de ansiedade. Saí dali com uma sensação de ‘vou morrer’. Fui para o hotel e tive a pior noite da minha vida. Voltei para São Paulo e minha mãe me arrastou pro médico. Estou tratando isso até hoje. Eu adoeci mesmo.”

Ainda na entrevista, Vincent conta que, depois da novela, a Globo encomendou um trabalho solo a Maria Adelaide Amaral, enquanto os projetos dele não foram aprovados. O último trabalho do roteirista na emissora foi como colaborador em Todas as Flores, do Globoplay. Ele foi dispensado em maio de 2023.

Assista à íntegra da entrevista de Vincent Villari a Duh Secco

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado